FLIGOSTOSO 2022 COMEÇA AMANHÃ (27)

A 2ª. EDIÇÃO DO FESTIVAL LITERÁRIO DE GOSTOSO – FLIGOSTOSO 2022 começa amanhã, sexta-feira (27) e vai até domingo (29) de maio, na cidade que é um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte, São Miguel do Gostoso. Serão mais de 70 horas de evento em três dias, reunindo escritores, palestrantes, artistas, estudantes e público em geral principalmente no Centro de Cultura da cidade.

A programação também contará com o lançamento de 26 livros. Entre as novidades, está a obra literária “Sombra Fria” de Christi Rochetô. É o primeiro trabalho do autor e reúne contos escritos ao longo de 10 anos. O conto que dá nome à obra trata sobre a loucura, são os últimos instantes de um homem morto por suas culpas e rancores. O autor procura uma linguagem que remete a um tempo em que se sentava embaixo da sombra fria da algaroba “pra nos esconder do sol e contar estórias sobre a cidade, os viventes e os mortos, enquanto o tempo passava nas costas do vento sem a gente ver.”, lembra o escritor.

Christi Rochetô, além de escritor é artista plástico e editor audiovisual norte-rio-grandense, nascido em Jardim do Seridó e residente em Natal há 22 anos. Autor de “Sombra Fria”, livro de contos publicado em São Paulo pela Editora Patuá em 2020, e de “Suspiro Desvelado”, poesias pela editora mineira Caravana (2022), trabalha no setor de EAD da Rede de Ensino CAdE como diretor de vídeo e edição. Cursou Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte onde trabalhou como bolsista pelo NAC (Núcleo de Arte e Cultura) na organização de eventos e ministração de oficinas de pintura e desenho. Tem influências literárias no modernismo brasileiro e latino-americano, autores como Guimarães Rosa, Cecília Meireles, Borges, Ruan Rulfo e Garcia Márquez formam sua principal base.

Outro destaque da programação literária do FLIGOSTOSO é a obra “A Vida de um Estagiário”, também do escritor estreante Airton Baracho. No livro, ele retrata a vida de um Estagiário em Segurança do Trabalho na Petrobras: as descobertas, realidades vividas, a rotina, os altos e baixos, reflexões e os hábitos de um estagiário, como eles nos condicionam e como podemos mudá-los.

São 10 capítulos inspiradores: em suas páginas você encontra ótimos ensinamentos, como um diário de bordo contendo os 111 dias de estágio do autor: como ser mais eficaz, a busca do seu primeiro emprego, descobrir o que está além da zona de conforto, superar crenças limitantes, insistir no sim, a convivência com pessoas falsas/más/invejosas e muito mais. Os relatos oferecem uma riqueza de informações em uma narrativa fascinante que nos leva a viajar e pensar melhor sobre os fatores do dia a dia e introduz uma maneira totalmente nova de entender a vida, o ser humano e seu potencial.

Um livro que abre os olhos para as grandes oportunidades que surgem todos os dias e que, em ocasiões notáveis, você não consegue enxergar. Este texto inspira você em momentos de crise, em que, por incrível que pareça, há grandes possibilidades esperando por aí. Essencialmente, “A Vida de um Estagiário” contém mensagens estimulantes: os 100 hábitos para melhorar o seu estilo de vida, todas as informações úteis para um estagiário ser mais produtivo, alcançar o sucesso e entender como é a rotina de um estagiário. Se formos capazes de tirar vantagem deste livro, poderemos transformar nossa vida profissional, social e pessoal.

A ORQUESTRA SANFÔNICA DE GOSTOSO faz sua segunda apresentação no FLIGOSTOSO

Formada por 15 crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, a Orquestra Sanfônica de Gostoso irá se apresentar, pela segunda vez, dentro da programação do Festival Literário de Gostoso, no sábado, às 18h, no Centro de Cultura. Desde que foi criada em maio de 2020, a Orquestra Sinfônica de Gostoso fez uma única apresentação em dezembro. No repertório, músicas voltadas para cancioneiro popular com clássicos que vão de Luiz Gonzaga a Alceu Valença.

O projeto social oferece formação técnica de forma inclusiva, já que dois adolescentes têm necessidades especiais. Além das aulas de música, eles recebem os instrumentos numa formação integral e contínua que conta com o financiamento através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo com o patrocínio da Neonergia Cosern. A coordenação é da organização não governamental AMJUS – Instituto de Ações Ambientais, Cultura e Justiça Social que desde 2009 se dedica a desenvolver projetos sociais em São Miguel do Gostoso. A próxima apresentação da Orquestra Sanfônica de Gostoso já tem data marcada. Em julho eles se apresentam em Natal dentro da programação do Fórum de Turismo do RN

Se inscreva e confira a programação completa no site: https://fligostoso.com.br/.

A segunda edição do FLIGOSTOSO é uma realização da Juriti Produções, empresa sediada em São Miguel do Gostoso, que tem como objetivo promover eventos culturais que disseminam arte e leitura, além da formação do público leitor. O evento conta o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal e o apoio do Governo do Estado do RN e da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.