6ª edição do Curso de Férias do Talento termina neste final de semana



A programação para os dias 28 e 29 terá foco em desafios de robótica e lógica

O Programa Talento Metrópole, iniciativa que oferece orientação educacional e formação complementar a jovens com superdotação/altas habilidades, realiza, neste sábado (28) e domingo (29), os últimos dias de atividades da 6ª edição do seu Curso de Férias.

Nesses dois dias, os 48 jovens participantes realizarão atividades gamificadas de robótica e lógica, envolvendo construção de robôs, desafios da First Lego League e jogos na área de lógica e criptografia. Para isso, o programa conta com o apoio das empresas CogniSigns, Seahub Coworking, Interjato, Activesoft e Esig, além do SESI Escola.

O curso é a terceira e última etapa da seleção de jovens talentos feita pelo programa. Ao final, aqueles que obtiverem os melhores resultados e desempenho receberão prêmios, e os alunos com destaque serão convidados a fazer parte do Talento Metrópole.

Para Juliana Teixeira, psicóloga educacional do Instituto Metrópole Digital (IMD), o Talento Metrópole é um programa estratégico e de extrema importância para o desenvolvimento de talentos da área de tecnologia no estado.

“Sem a oferta de atividades adequadas, esses jovens acabam desinteressados ou com tédio. Por isso, é necessário que exista um ambiente adequado para se desenvolver o talento de forma plena, estimulando o interesse desses jovens para projetos de inovação e pesquisa científica”, reforça a psicóloga.

Sobre o Programa

O Programa Talento Metrópole tem como objetivo promover a formação de jovens com altas habilidades, ampliando suas competências e desenvolvendo habilidades na área de Tecnologia da Informação (TI).

É voltado para estudantes de escolas públicas e particulares que estejam cursando o Ensino Fundamental (7°, 8º e 9º ano) ou o Ensino Médio.

O estudante que ingressa no programa é acompanhado por um tutor (professor pesquisador da UFRN), junto ao qual desenvolve um plano individual de trabalho, considerando interesses, habilidades e competências do aluno, que poderá cursar componentes curriculares nos diferentes níveis de formação da Universidade.

Além disso, o estudante dispõe de toda a infraestrutura do IMD, sendo assistido por equipe especializada constituída por psicólogos, pedagogos e assistente social.

Desse modo, o programa também atua como um agente social, porque oferece assistência a crianças e adolescentes com um perfil que se constitui em uma necessidade educacional especial.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.