Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Vivalá: a primeira startup de turismo e voluntariado no Brasil

Plataforma inicia operações com missão de revolucionar a interação das pessoas do mundo em suas experiências no país

A Vivalá está arrecadando recursos via financiamento coletivo para concluir sua versão beta
São Paulo, novembro de 2015 – A Vivalá, primeira startup a unir turismo e voluntariado no Brasil, dá a largada em suas operações com a missão de transformar a realidade turística e social brasileira. A plataforma que conecta pessoas do mundo todo que tem interesse em viajar e transformar o país, facilita transporte, hospedagem e benefícios em restaurantes para planejar e executar experiências, e ainda, potencializa o trabalho de Ongs e projetos de impacto social disponibilizando vagas para voluntários. A Vivalá está com campanha de financiamento coletivo, com o objetivo de concluir e expandir sua versão beta.

“Percebemos que a maioria dos brasileiros – inclusive nós mesmos – conhecem menos de 10 dos 26 estados brasileiros. Em um país com a diversidade de destinos e atrações como o nosso, o potencial é imenso e pode ser melhor explorado. O mercado turístico é extremamente concentrado na costa leste ou voltado para viagens internacionais, o que resulta em grandes dificuldades para viajantes do mundo em achar informações, serviços e experiências de forma integrada e avaliada por usuários na hora de explorar destinos pelo nosso país.” diz Daniel Cabrera, fundador e presidente da Vivalá.
 
A oportunidade turística, somada ao sonho dos sócios em transformar a realidade social brasileira para melhor, fez com que a Vivalá surgisse como uma facilitadora de viagens e voluntariados no Brasil. “Viajar e fazer voluntariado são experiências muito engrandecedoras, que transformam as vidas das pessoas, e unir as atividades fez muito sentido para nós” completa Daniel.

“Fizemos entrevistas em profundidade com muitos potenciais consumidores e tivemos respostas claras de que viajar e fazer voluntariado pelo país eram desejos reais. Sabemos que nem sempre conseguimos ou podemos unir as duas coisas, pensando nisso, hoje na Vivalá o usuário pode escolher se vai viajar pelo Brasil, praticar voluntariado ou se vai juntar as duas coisas e ser voluntário em algum destino turístico: o poder de escolha e personalização está na mão dele”, explica Pedro Gayotto, fundador e responsável pelo marketing e comunicação da Vivalá.

Números e parcerias
Com as operações abertas desde outubro, a Vivalá divide o setor turístico em quatro blocos de serviços: Transporte, Hospedagem, Alimentação e Entretenimento. Hoje a startup já possui parcerias comerciais com Decolar.com e ChefsClub, que englobam os três primeiros pilares e fazem com que a plataforma disponibilize mais de 200.000 opções de hospedagem, passagens aéreas de 500 companhias, locações de carros de mais de 30 companhias e benefícios em 1.600 restaurantes pelo país. Até o fim do ano, o objetivo da startup é completar sua atuação nos quatro pilares, além de ampliar sua rede nacional de impacto social com diversas ONGs e projetos que possam disponibilizar vagas de voluntariado na Vivalá.
 
Financiamento coletivo
A Vivalá está captando recursos em campanha de financiamento coletivo que vai até o dia 15 de dezembro (www.catarse.me/vivala), com dois grandes objetivos: finalizar o desenvolvimento da plataforma atual com as funcionalidades planejadas e – o principal deles – iniciar expedições pelo Brasil para estabelecer parcerias com pequenos negócios turísticos e projetos de transformação social, movimentando a economia em comunidades locais e criando oportunidades reais de transformação social. “Nossa ambição de longo prazo é tornar a Vivalá o mais diversificado e profundo canal de experiências dentro do Brasil. De grandes redes de hotéis nas capitais até o microempreendedor que recebe turistas em sua casa no interior do Amazonas, todos podem fazer parte da Vivalá” diz Daniel.

O mesmo se aplica na transformação social brasileira: a startup pretende conectar viajantes e voluntários a ONGs de maior porte e visibilidade tanto quanto a pequenos projetos que estão nascendo em todo o país. “Hoje, temos 5570 municípios no Brasil e nossa meta é ter pelo menos um projeto transformador cadastrado em cada cidade para os próximos 5 anos.” completa.
   
A Vivalá está em fase beta aos usuários e pode ser acessada pelo endereço www.vivala.com.br, onde as pessoas já conseguem se conectar com pessoas de todo o mundo, comprar serviços turísticos e realizar voluntariado.
 
Sobre a Vivalá
A Vivalá é uma plataforma que conecta pessoas de todo o mundo que tem interesse em viajar e transformar o Brasil. Surgiu da iniciativa dos fundadores em mudar a realidade brasileira de forma sustentável, com a intenção de construir uma comunidade inquieta.
Para isso, possui três grandes pilares em seu modelo de negócio: rede social, market place e transformação social, pilares estes que conectam viajantes, voluntários, empresas e projetos de impacto de forma integrada e que facilita o planejamento e execução dessas experiências pelo Brasil!
 
Redes Sociais Vivalá:
Facebook: Vivalá
Instagram: @SomosVivalá
Youtube: Canal SomosVivalá
Linkedin: Vivalá

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem