UNWTO NA FITUR 2023: INVESTINDO EM UM FUTURO DIVERSO E SUSTENTÁVEL PARA O TURISMO
TODAS AS REGIÕES

Na FITUR 2023, a OMT serviu de ponte entre os líderes públicos e privados para avançar nos planos de construção de um setor de turismo mais diversificado, resiliente e sustentável.

Com os dados mais recentes da OMT apontando para um retorno aos níveis de chegada pré-pandêmicos em algumas regiões do mundo em 2023, o secretário-geral Zurab Pololikashvili mais uma vez se juntou a Sua Majestade o rei Felipe VI da Espanha na abertura da principal feira de viagens. Refletindo as prioridades da Organização, a OMT colocou os investimentos em turismo, desenvolvimento rural, diversificação, sustentabilidade e acessibilidade no centro das atenções ao longo de quatro dias.

Investimento e construção de confiança
No contexto da FITUR, a OMT e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) fortaleceram sua parceria existente para avançar ainda mais no trabalho da OMT para atrair e reter investimentos em turismo. A parceria incluirá a produção de diretrizes de investimento em turismo, inicialmente focadas em Barbados, Equador, El Salvador, Panamá e Uruguai. Ambas as organizações desenvolverão estruturas para atrair, promover e reter o investimento estrangeiro direto em iniciativas de turismo sustentável nas Américas.

A OMT reconheceu o progresso feito em repensar o papel do turismo nas economias e sociedades da região. O Presidente da República da Guatemala, Alejandro Giammattei, e o Presidente Executivo do Banco Popular da República Dominicana, Christopher Paniagua, foram formalmente reconhecidos pela OMT por seu compromisso de integrar o turismo na política econômica e no financiamento, respectivamente. Na FITUR, o presidente Giammattei também confirmou a adesão da Guatemala ao Código Internacional da OMT para a Proteção de Turistas.
Ampliando o escopo do turismo
Como parte do trabalho da OMT para diversificar o setor e melhorar seu status como motor do desenvolvimento rural, a província espanhola de La Rioja foi anunciada como anfitriã da 7ª Conferência Global de Enoturismo da OMT ainda este ano. O secretário-geral Pololikashvili, a presidente de La Rioja, Concha Andreu, e o ministro do Turismo da Espanha, Reyes Maroto, destacaram a importância do crescente setor de enoturismo para proteger a cultura e apoiar empregos e negócios locais.

A UNWTO também reconheceu a importância do turismo de compras, com particular referência à sua estreita ligação ao lazer e à gastronomia. Um Memorando de Entendimento, assinado pela OMT e WOW Concept, fará com que os dois trabalhem juntos para promover o turismo urbano responsável por meio de promoções e eventos conjuntos, bem como por meio de esforços compartilhados para monitorar e compartilhar tendências no consumo de turismo. Diversificando ainda mais o alcance e o impacto do setor, a UNWTO também fez parceria com o Conselho Nacional de Turismo da Croácia para anunciar o Segundo Congresso Mundial de Turismo Esportivo. O acordo, assinado pela Ministra do Turismo e Esportes da Croácia, Nikolina Brnjac, prevê a realização do evento na cidade de Zadar nos dias 26 e 27 de abril.

Turismo para todos
Para repensar as viagens acessíveis, a UNWTO, a Fundación ONCE e a Associação Espanhola de Normalização (UNE) organizaram um Seminário sobre Turismo para Todos, reunindo administrações nacionais de turismo, destinos, empresas e associações profissionais da indústria, destacando o papel da acessibilidade para a inclusão social e oportunidade de negócios. Os parceiros apresentaram ferramentas destinadas à implementação da norma internacional UNE-ISO 21902 sobre Turismo Acessível para Todos, incluindo um novo guia para aplicá-la nos negócios de alojamento e hotelaria.

Sustentabilidade: Na terra e nos oceanos
A OMT continuou a acelerar o ritmo do turismo em direção a um futuro mais sustentável. O estado mexicano de Yucatán, lar de alguns dos principais destinos turísticos do país, é a mais recente adição à Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO) da OMT. Já com mais de 30 em todo o mundo, o INSTO monitora o impacto do turismo nas economias e habitats locais, permitindo uma formulação de políticas mais inteligente baseada em dados.

A OMT encerrou sua semana na FITUR organizando uma reunião especial sobre Turismo para o Oceano e Ação Climática em sua sede em Madri. Contando com a participação da Deputada ao Parlamento Europeu Catherine Chabaut, bem como de Ruben Eiras, Secretário-Geral do Forum Oceano, Paul Holhtus, Presidente Fundador do World Ocean Council, e Josiane Sadaka, CEO da Blue Carbon LLC, o evento viu a OMT confirmar seu apoio às iniciativas BlueCOP28 e Dubai Blue Pact. Por seu trabalho levando o turismo a uma maior sustentabilidade, Frédéric Degret, fundador e CEO da NOAH ReGen, foi nomeado Conselheiro Especial da OMT para Oceanos e Emergências Climáticas.

Fortalecendo relacionamentos
A FITUR 2023 proporcionou a oportunidade para a OMT fortalecer as relações com líderes dos setores público e privado. O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, realizou uma série de reuniões bilaterais para continuar atendendo aos Estados membros da Organização. A liderança da OMT reuniu-se com o novo Ministro do Turismo da Jordânia, Makram Mustafa Al-Qaisi, com o Ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera; Vice-Ministro do Turismo da Geórgia, Nuno Fazenda, Ministra do Turismo de Portugal, Mariam Kvrivishvili, Nuno Fazenda, Ministro do Turismo de Portugal, o Ministro do Turismo da Nigéria, Lai Mohammed, o Governador de Porto Rico Pedro Pierluisi, bem como o Ministro de Turismo de Porto Rico Carlos Mercado, e também com Dario Item, Embaixador na Espanha do mais novo Estado Membro da OMT, Antígua e Barbuda.

Em uma reunião de trabalho com Mariana Oleskiv, presidente da Agência Estatal de Turismo da Ucrânia, o secretário-geral Pololikashvili reafirmou o firme apoio da OMT aos cidadãos ucranianos e observou o papel do turismo para a recuperação futura e como um pilar da paz. Também foram realizadas reuniões com o prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida, o prefeito de Skiathos Thodoris Tzoumas, a embaixadora de Israel na Espanha, Rodica Radian-Gordon.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.