Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

República Checa “cool” : cinco opções para viajantes jovens

 

Com certeza todos os guias  mencionam a Ponte Carlos como atração em Praga mas difícilmente  falarão dos locais frequentados pelos jovens tchecos

Para quem quer opções diferentes na República Tcheca aquí vão

 

 

 

 

 

Praga de vanguarda : dos cafés hipster à vida trepidante nas docas do rio Moldava.

Enquanto Berlim tem seu Kreuzberg e París a boêmia Montmartre, em Praga a rua Krymská no bairro de Vršovice, com seus cafés de estilo, e seus points artísticos se tornou símbolo da vida alternativa. Seu crescimento se deve principalmente pelas atividades do “Café V lese” (No bosque) e a seu dono, Ondřej Kobza, que com idéias originais tenta diversificar a  vida no espaço público. É dele o projeto “Pianos na rua”, graças ao qual você pode encontrar um piano em muitos lugares de Praga aguardando a sua criatividade. Quando estiver em Vršovice não perca o “Café Sladkovský” da época da Primeira República, o café “Canape” ou outros estabelecimentos retro.

 

 

No link video con  policial tcheco tocando  piano na rua. https://www.youtube.com/watch?v=g9fHqTOYpm4

 

 

 

Às margens do rio Moldava, a  doca “Náplavka”, é um point em Praga com um barco-teatro, cafés e bares, um cinema de verão e   feira de agricultores locais

Basta sentar-se com os amigos ao longo do rio e sentir a cidade, com todos os sentidos. Outra dica são os parques de Praga, locais ideais para um piquenique ou qualquer esporte. Não esqueça de marcar no mapa  da badalação o parque de Stromovka, onde é possível dançar no verão, saborear um churrasco em meio aos jardins ou descansar em espreguiçadeiras escutando música chill-out. Jovens viajantes se apaixonam por Žižkovo “bairro das tabernas”” ou pelo bairro industrial de  Holešovice: onde fica o club “Cross” alternativo, de música tecno e o novo espaço muticultural “Jatka 78” (Matadouro 78), onde se apresentam regularmente projetos teatrais e musicais independentes.

https://www.facebook.com/NAPLAVKA

 

 

Pilsen e suas histórias no aplicativo “Cidade Oculta” (Skryté město)

Famosa pela produção de cerveja, Pilsen, que este ano é a capital européia da  cultura promete diversão para todos os jovens do mundo. Entre as sugestões as novas acrobacias circenses misturadas com  artes visuais, ou a exposição incomum Fresh Air Gallery. Para conhecer Pilsen de outro ângulo, não esqueça de descarregar o aplicativo “Cidade oculta”. Um guía nada tradicional te levará pelos recessos do passado e do presente da cidade ligada à fabricação de cerveja. Graças ao aplicativo móvel que você vai se identificar com as histórias de nove vizinhos de  Pilsen, vai andar e ver a cidade através de seus olhos. Por exemplo, o veterano Tomy lembrar o período da guerra e da libertação de Pilsen pelo Exército dos EUA; Veronika, uma  artista vai apresentar a cidade como um elemento cultural.

Cidade oculta” (Skryté město) está acessível em  www.aplikace.skrytemesto.cz.

 

Brno, a cidade dos bares e dos cafés com história.

Pequenos cafés com seu ambiente original e variada oferta deram a Brno fama que ultrsapassou as fronteiras do país. Agora o  novo fenômeno são os novos bares  que se posicionaram pela qualidade e originalidade da oferta de bebidas.

Entre os pioneiros há dois jovens: Andrej Vališ  y Honza Vlachynský, que viajando pelo Alasca, fizeram promessa de abrir um bar que fecharía somente com o último cliente.  Ao voltar iniciaram os preparativos para o l “Bar, který neexistuje” (Bar Inexistente). Para o nome se inspiraram nos bares ilegais speakeasy, cujos donos não tinham licença para vender álcool no período histórico da Lei Seca.

Outro bar é o “Super Panda Cirkus” com ambiente original, entrando numa  tenda de circo, projetado para os verdadeiros apreciadores de bebidas do mundo. Você também pode desfrutar de um bar tradicional no “Bistro Soul”, que aposta na oferta de produtos típicamente tchecos.

 

Espaços alternativos na industrial Ostrava 

Ostrava, cidade localizada no nordeste da República Tcheca, esbanja energia e entusiasmo para amantes da música jovem. Todos os amantes de música encontram  seu lugar favorito aqui, seja no clube “Plano B punk” ou no clube multi-gênero “Barrak”. Quer algo inédito? Deixe suas impressões em Ostrava, no clube semi-privado “Les Absintový klub”, cujas paredes estão decoradas com folhas de papel estampas de mãos, pés ou nádegas dos clientes.

Nos últimos anos, a fama da cidade saltou para além das fronteiras, especialmente pelo festival “Colours of Ostrava”, realizado no ambiente industrial Dolní Vítkovice, no antigo edifício da mina “Hlubina”, que há cinco décadas era ocupada por mineiros. Atualmente, o local foi transformado em um novo centro de artes onde devem ser inauguradas oficinas fotográficas, de cinema, videomapping, pintura, bem como clubes e teatros. No mês de agosto acontecerá a primeira edição do novo   festival “3ArtBeat” conectando música com outras formas de arte.

 

 

Olomouc: de festival de cinema a microcervejarias e queijos típicos

 

É possível que uma cidade histórica cheia de monumentos seja badalada? Olomouc é o exemplo disso. Entre a série de projetos de sucesso está o maior festival europeu de filmes científicos que tem sido realizado há 50 anos. Os visitantes do “Film Academy Olomouc” têm a oportunidade de movimentar-se no ambiente estudantil aberto e conhecer os cineastas e cientistas mundiais como Martha Holmes,  produtora da série exclusiva BBC Vida, ou Steve Jones, o mundialmente famoso biólogo. Todos os anos o festival apresenta filmes famosos da BBC, Discovery Channel oucanais da National Geographic.

Anime seu  tour  em Olomouc visitando alguma pequena cervejaria regional, sem esquecer de pedir queijos tradicionais de  Olomouc para acompanhar  cerveja. Compre queijos curados de intenso cheiro e sabor, cuja produção remonta ao século XV, no Infocentro local no distribuidor original dos autênticos queijos: “tvarůžky” (o parmesão tcheco)

 

 

Para mais Informações :  www.coolczechguide.cz   

 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem