Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim assume como acadêmica fundadora da Academia Brasileira de Ciências Ambientais e Recursos Hídricos (ABCARH)

Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim assume como acadêmica fundadora da Academia Brasileira de Ciências Ambientais e Recursos Hídricos (ABCARH)

Wagna Dantas tomou posse nesta quarta-feira (24). Órgão surge com foco em promover pesquisas de caráter científico no âmbito da água junto aos acadêmicos e gestores de todo o país

 A presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim (CBH Ceará-Mirim), Wagna Dantas, foi empossada nesta quarta-feira (23) sócia fundadora da Academia Brasileira de Ciências Ambientais e Recursos Hídricos (ABCARH), associação focada em incentivar, promover e contribuir para o desenvolvimento do meio ambiente e dos recursos hídricos. A posse foi dada na ocasião da fundação do órgão, em assembleia realizada durante a 25ª edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob).

A reunião aconteceu por convocação do Fórum Nacional do Comitê de Bacias Hidrográficas, que reúne representantes de comitês regionais de todas as regiões do Brasil. O colegiado responsável pela fundação da ABCARH teve a participação de pesquisadores e gestores que atuam no setor hídrico. De acordo com Wagna, o organismo visa consolidar e reunir as iniciativas de pesquisa científica no âmbito da questão da água, atividade pioneira no país.

“É uma forma de dar visibilidade a esse Fórum Nacional dos Comitês de Bacias, que é um fórum voluntário, mas que tem muito a fazer pela gestão de águas no Brasil. É uma instituição acadêmica que vai reunir as publicações feitas pelos membros e por pessoas externas que querem escrever sobre a temática da água, tanto livros como artigos. Então a gente vai congregar todos esses acervos sobre recursos hídricos para que possamos fortalecer o fórum e a gestão de recursos hídricos no Brasil. Então é um momento especial quem atua na questão da água em nosso país”, destacou ela.

Na ocasião, a cerimônia marcou ainda a eleição de Flávio Franoli, do CBH Coruripe, de Alagoas, como presidente da ABCARH. Ele afirmou que a nova associação será importante para o compartilhamento do conhecimento e das realidades dos diferentes membros que compõem o grupo.

“Hoje tivemos essa reunião que estabelece essa diretoria, que atuará neste primeiro momento para consolidar a ABCARH enquanto instituição. Hoje, o conhecimento está bruto, mas com as pessoas que estão nessa associação, poderemos lapidar as pesquisas que acontecem sobre a questão da água no Brasil. Então ela vai servir de suporte para toda essa discussão no Foro Nacional, dos comitês, o suporte legal, jurídico, e o suporte de conhecimento, de saberes que a gente precisa elencar junto à sociedade, resgatando alguns aspectos do ribeirinho, das pessoas que de fato vivem o ambiente mais intrínseco. E dessa maneira a gente vai traduzir a linguagem popular numa linguagem técnica. Esse é o processo inicial. É a primeira preocupação com o lançamento da revista periódica, com os artigos e pesquisas produzidos por esses acadêmicos e por convidados que a academia venha a convocar para fazer essa contribuição”, disse.

Encob 2023
Reconhecido como o evento mais abrangente e influente no campo das águas no Brasil, o 25º Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas chega em 2023 com o seguinte tema: “Águas do Brasil: governança, adaptação e desenvolvimento”.

Com uma programação diversificada que abrange palestras, painéis de discussão e também uma exposição, o evento promove a troca de ideias, conhecimentos e soluções práticas sobre a questão dos recursos hídricos. A edição deste ano ocorreu de maneira presencial e virtual. Para mais informações, acesse: https://www.encob.org/.

Rolar para cima