Empresários buscam internacionalização de negócios com África

Um dos destaques do primeiro dia do seminário internacional foi a criação de rota de navegação entre o Brasil e países africanos

O Recife recebe pela primeira vez o Seminário de Oportunidades de Negócios com África, que acontece até amanhã (11), no Beach Class Convention by Hôm, em Boa Viagem. O evento é uma realização do Instituto Internacional FEAFRO e da Câmara do Comércio Brasil África. No primeiro dia (9), foram realizadas 28 reuniões nas rodadas de negócios. Entre outras discussões, destaque para o desenvolvimento de um projeto de logística marítima entre o Nordeste brasileiro e a África Oeste.

O Instituto FEAFRO possui 17 anos de atuação na criação de novas estratégias para realização de negócios com a África. Já realizou quatro edições da Feafro International Business Fair, em São Paulo – que juntas movimentaram USD 7,5 bilhões.

De acordo com a presidente do Instituto Internacional FEAFRO, Silvana Saraiva, as rodadas iniciais foram bastante animadoras. “Muitos negócios estão acontecendo tanto no setor de investimentos quanto no setor de importações e exportações. Já foram discutidos projetos que somam mais de US$ 1 bilhão. Estamos com grandes expectativas deste primeiro evento no Recife”, afirma.

O sócio diretor da empresa pernambucana R2MD, Rafael Martins, um dos patrocinadores do evento, considera o encontro um momento ímpar para empresários e produtores do Estado. “São três dias com oportunidades de negócios de vários segmentos e isso está sendo muito gratificante. Nas mesas de negociação, as conversas são diretas, permitindo que os compradores e fundos de investimentos se sentem frente a frente, sem intermediários”, destaca o empresário.

Eduarda Iglesias, da Frigoserv, acrescenta a importância de trazer ao Estado um encontro que já está consolidado em São Paulo para o Nordeste. “Queremos incentivar esse intercâmbio entre o Nordeste brasileiro e a África para apresentar o continente e as opções de negócios”, comenta.

Outra participante entusiasta com as rodadas de negócios entre empresários brasileiros e CEOs de países africanos é Jennifer Chen, CEO da JC Capital, empresa que representa fundos de investimentos privados e bancos internacionais. A executiva veio de São Paulo especialmente para participar das rodadas de negócios e do seminário, que será realizado nesta quarta-feira (11). “Estamos procurando bons projetos e queremos descobrir o mercado local e regional. Acreditamos que há muita sinergia de negócios”, avalia.

O empresário angolano Teo Sango, da Sannew Lda, também veio ao Recife especialmente para participar do evento. “Somos produtores de material de higiene e limpeza. Viemos de longe para ter essa oportunidade de criar parcerias para levar para a Angola produtos para o apoio à nossa produção”, disse.

ROTA DE NAVEGAÇÃO – Além das rodadas de negócios, um grupo de empresários e investidores se reuniu com o empreendedor Gabriel Araújo, da companhia brasileira Alfa Mares, com o intuito de desenvolver um projeto de logística marítima entre o Nordeste brasileiro e a África Oeste. A ideia é fortalecer o ambiente de negócios para micro, pequenos e médios empresários buscarem a internacionalização a partir de uma rota de navegação oceânica de nove dias até Cabo Verde em navios pequenos com até 800 toneladas e capacidade para 120 contêineres.

“O primeiro passo já foi dado. Estamos reunindo um grupo com a finalidade de criar um comitê, envolvendo empresas da iniciativa privada que estiveram conosco aqui no evento, e já se dispuseram e participar desta empreitada. Além disso, vamos buscar outros empresários pernambucanos e também entes da iniciativa pública para que, juntos, possamos lançar esta rota de navegação, a partir deste projeto de logística marítima”, salienta Silvana Saraiva.  

“Pretendemos movimentar toda a região nordestina e envolver o Norte com uma visão de Atlântico, utilizando Cabo Verde como um hub e dali atingindo outros países da África Oeste como Angola, Nigéria e Senegal”, resume Gabriel.

Seminário

Nesta quarta-feira (12), último dia do evento, importantes personalidades em negócios África/Brasil, provenientes do Brasil e de outros países, apresentarão temas sobre o Continente Africano, que terá 1,5 bilhão de consumidores nos próximos anos. Os speakers vão trabalhar o interesse do Brasil pela África e também da África pelo Brasil.

O primeiro debate, “Oportunidades de Investimentos em Fundos Internacionais”, começa às 15h e vai reunir o CEO da Mundy Finanzas e diretor de Operações do Fundo de Investimento Índico, Enric Jurado (Espanha), e a CEO da JC Capital, Jennifer Chen (Brasil). A empresa representa fundos de investimentos privados e bancos internacionais.

 

Às 16h, as atenções recaem para o tema “África e Brasil: um bom lugar para investir”, contemplado pelos painéis Standard Bank, apresentado pela CEO Natália Dias, e Banco do Nordeste – Principais setores de investimento do banco e sinergias com a África, pelo presidente da instituição, José Gomes Costa. Sobre o Standard Bank, cabe ressaltar que a instituição financeira tem a presença em 22 países africanos.

Egito – As oportunidades na Antiga Civilização é a pauta das 17h, tendo à frente a cônsul comercial da Embaixada da República Árabe Egito, Nashwa Bakr. Ela ressaltará as demandas de importação e exportação do setor de alimentos e oportunidades de investimento.

Encerrando o seminário, serão destacadas as Direções das Importações e Exportações com o Continente Africano, pela presidente do Instituto Feafro, Silvana Saraiva, e pela diretora executiva da PayTV, do Grupo Bandeirantes e vice-presidente da Confederação Empresarial das Comunidades dos Países de Língua Portuguesa.

O dia será encerrado com o coquetel de lançamento da Feafro 2023, a quinta edição do evento, que deverá ocorrer em setembro de 2023, em Fort Lauderdale, Flórida, EUA.

Sobre o Instituto FEAFRO e a Câmara do Comércio Brasil África

O Instituto Internacional FEAFRO e a Câmara do Comércio Brasil África são organizações privadas sem fins lucrativos, que há 17 anos trabalham com iniciativas na abertura de mercado para empresas, instituições e governos com interesse em relacionamento no Continente Africano, através de parcerias sólidas com agentes e instituições de desenvolvimento econômico, empresarial, social, cultural e comercial importantes para o plano estratégico das corporações que buscam a África para expansão dos seus negócios e/ou colocação de seus produtos.

Com sede em São Paulo, as organizações estão presentes em 10 países, sendo sete na África (Nigéria, Senegal, Togo, Benin, Costa do Marfim, Gana e Angola), Estados Unidos, México e China, contando ainda com escritórios regionais em Los Angeles, Lagos, Abuja e Londres. No Brasil, há escritórios regionais no Rio de Janeiro, Campinas, Vitória, Salvador, Camaçari, Brasília, Maranhão, Tocantins, Pará, Goiás e Mato Grosso.

Serviço

Seminário de Oportunidades com a África/ www.feafro.com.br/ Beach Class Convention by Hôm- Rua Maria Carolina, 661 – Boa Viagem – Recife/PE

Datas:   

10/05/2022 das 09 às 17h – RODADAS DE NEGÓCIOS

somente para convidados

11/05/2022 das 14h às 16h – SEMINÁRIO

11/05/2022 às 18h – COQUETEL DE LANÇAMENTO FEAFRO 2023 – FORT LAUDERDALE – MIAMI – EUA

Para os participantes do seminário e convidados

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.