Porto de Galinhas recebe o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras


Porto de Galinhas é a terceira praia pernambucana a receber o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras. A ação chegou ao litoral do Ipojuca na manhã desta quinta-feira (09) e fica localizada na Praça das Piscinas Naturais. Idealizado pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o Praia Sem Barreiras, voltado para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, leva a uma das praias mais famosas do Brasil um espaço de acessibilidade que faz parte do Programa Turismo Acessível do Governo do Estado.
Quatro cadeiras anfíbias, uma esteira de acesso ao mar de 10 metros de comprimento e quatro profissionais da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Rodas da Liberdade, capacitados para o banho assistido, fazem parte do projeto em Porto de Galinhas, que oferece os serviços acima gratuitamente. As pessoas que visitarem o local também podem desfrutar de um passeio de jangada adaptada com cadeiras anfíbias (R$15) e mergulho adaptado (por volta de R$250) que só poderá ser feito após a apresentação do laudo médico. O projeto só funciona na maré baixa de quinta a segunda-feira. (A tábua das marés pode ser conferida no site da Marinha do Brasil www.mar.mil.br/dhn/chm/tabuas). Para melhor atender aos visitantes, a Empetur promoveu um treinamento para jangadeiros, garçons do restaurante Peixe na Telha, salva-vidas e para a equipe de mergulho.
O jovem Thiago Silva sofre de uma doença neurológica e falou sobre a emoção de voltar a tomar banho de mar na praia de Porto de Galinhas, local que costumava freqüentar com a família. “Esta é uma iniciativa muito importante para as pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. É uma oportunidade de trazer momentos de diversão aos que estavam restritos de lazer. Porto de Galinhas é uma praia incrível, que agora, com o Praia Sem Barreiras, vai ser acessível a todos os seus visitantes”, concluiu.  
Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, com a chegada do Praia Sem Barreiras à praia, Porto de Galinhas ganha, além do charme já habitual, um atrativo a mais ao público que a freqüenta. “Porto de Galinhas já é uma praia famosa por sua beleza e, agora, com o Praia Sem Barreiras, podemos oferecer lazer a todos os seus visitantes. Aqui, temos, além das cadeiras anfíbias, a esteira de acesso ao mar e o banho assistido, os passeios de jangadas adaptados e o mergulho, que chegam, juntos aos nossos parceiros, para somar no projeto”, afirmou.
Uma rota acessível também foi criada para facilitar o acesso dos turistas ao Praia Sem Barreiras. Uma faixa de acessibilidade foi instalada durante toda a Rua da Esperança. O caminho tem início na parada de ônibus, também projetada para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, e vai até a Praça das Piscinas Naturais. Além disso, a Prefeitura do Ipojuca também instalou no local placas de acessibilidade.
O restaurante Peixe na Telha, localizado próximo ao local, será um ponto de apoio para aqueles que forem à Porto de Galinhas para visitar o Praia Sem Barreiras. A casa está preparada para receber os visitantes. O banheiro do local passou por uma reforma para atender aos participantes do projeto.
BANHO DE MAR COM SEGURANÇA –Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas e Preservação Ambiental Oceanário de Pernambuco identificou as áreas 14 e 15 como mais seguras para o banho de mar em Porto de Galinhas. A praia apresenta características muito semelhantes nas áreas visitadas, com sedimentos compostos de areia fina, típicas de ambientes de baixa energia como é o caso em áreas de enseadas onde esta energia, transmitida pelos trens de ondas, se dissipa, principalmente pela presença de recifes de corais. Sendo estas feições favoráveis a um banho de mar seguro.   
INÍCIO – A praia do Sueste, em Fernando de Noronha, foi a primeira a receber o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras. No arquipélago, os turistas podem encontrar uma esteira de 30 metros, quatro cadeiras de rodas e o Posto de Informação e Controle, recém inaugurado pela Eco Noronha. Para facilitar o banho de mar, os turistas são acompanhados por oito profissionais da Eco Noronha qualificados para o banho assistido, que acontece todos os dias, das 8h às 18h. Já em Boa Viagem, em frente ao Internacional Palace Hotel, uma arena de acessibilidade com cerca de 200m² está sendo montada e desmontada de quinta a domingo, no horário de 8h às 12h, próxima ao novo posto do Corpo de Bombeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.