O transporte de passageiros por via aérea continua se recuperando em novembro



— A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou que a recuperação das viagens aéreas continuou em novembro de 2022.

  • O tráfego total (medido em passageiro pagante por quilômetro, ou RPKs) aumentou 41,3% em novembro de 2022 em relação a novembro de 2021. Globalmente, o tráfego atingiu 75,3% dos níveis pré-crise (novembro de 2019).
     
  • O tráfego internacional aumentou 85,2% em relação a novembro de 2021. A região Ásia-Pacífico mais uma vez apresentou os melhores resultados em relação ao ano passado, mas todas as regiões tiveram melhorias em comparação com o ano anterior. Os RPKs internacionais de novembro de 2022 atingiram 73,7% dos níveis de novembro de 2019.
     
  • O tráfego doméstico aumentou 3,4% em novembro de 2022 em comparação com novembro de 2021; as restrições de viagens na China continuam prejudicando o resultado global. O tráfego doméstico total de novembro de 2022 atingiu 77,7% do nível de novembro de 2019.

“Os resultados do tráfego de novembro reforçam que os consumidores estão desfrutando da liberdade de viajar. Infelizmente, as reações à reabertura das viagens internacionais da China em janeiro mostram que muitos governos ainda estão fazendo política científica quando se trata de COVID-19 e viagens. Além de epidemiologistas, o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças e outras organizações disseram que a reintrodução de testes para viajantes da China pode fazer pouco para conter um vírus que já está presente em todo o mundo. E as objeções da China a essas medidas políticas ficam comprometidas com suas próprias exigências de teste antes do embarque para pessoas que viajam para a China. Os governos devem se concentrar no uso das ferramentas disponíveis para gerenciar a COVID-19 com eficácia — incluindo tratamentos aprimorados e vacinas — em vez de repetir políticas que falharam nos últimos três anos”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.
 

Mercados internacionais de transporte aéreo de passageiros


As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram aumento de 373,9% no tráfego de novembro em relação a novembro de 2021, a maior taxa de aumento ano a ano entre todas as regiões. A capacidade aumentou 159,2% e a taxa de ocupação subiu 35,9 pontos percentuais, atingindo 79,2%.


As companhias aéreas da Europa apresentaram aumento de 45,3% no tráfego de novembro em relação a novembro de 2021. A capacidade aumentou 25,1% e a taxa de ocupação subiu 11,6 pontos percentuais, atingindo 83,6%, o maior entre as regiões.


As companhias aéreas do Oriente Médio apresentaram aumento de 84,6% no tráfego de novembro em relação a novembro de 2021. A capacidade aumentou 45,4% em novembro em relação ao período do ano anterior e a taxa de ocupação subiu 16,5 pontos percentuais, atingindo 77,7%.


As companhias aéreas da América do Norte apresentaram aumento de 69,9% no tráfego de novembro em relação ao mesmo período de 2021. A capacidade aumentou 45,5% e a taxa de ocupação subiu 11,6 pontos percentuais, atingindo 81,0%.


As companhias aéreas da América Latina apresentaram aumento de 59,2% no tráfego de novembro em comparação com o mesmo mês de 2021. A capacidade aumentou 55,6% em novembro e a taxa de ocupação subiu 1,9 pontos percentuais, atingindo 82,9%.


As companhias aéreas da África apresentaram aumento de 83,5% no tráfego de novembro em relação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade aumentou 48,4% em novembro de 2022 e a taxa de ocupação subiu 14,2 pontos percentuais, atingindo 74,3%, a menor entre as regiões.
 

Mercados domésticos de transporte aéreo de passageiros
 

O tráfego doméstico do Brasil subiu 5,1% em novembro em comparação com novembro de 2021 e agora atingiu 96,2% dos níveis de 2019.

O tráfego doméstico dos Estados Unidos cresceu 5,0% em novembro em comparação com novembro de 2021, atingindo 99% do nível de novembro de 2019.
 

  • A IATA (International Air Transport Association) representa cerca de 300 companhias aéreas, que compõem 83% do tráfego aéreo global.
  • Siga-nos no Twitter para verificar anúncios, posicionamentos e outras informações úteis sobre o setor.
  • Os dados estatísticos foram compilados pela IATA Economics com base nos relatórios entregues pelas companhias aéreas e complementados por estimativas, incluindo o uso de dados do FlightRadar24, fornecido sob licença.
  • Todos os números são preliminares e representam os relatórios totais no momento da publicação, além de estimativas de dados indisponíveis. Os números históricos estão sujeitos à revisão.
  • As medições de RPKs do tráfego doméstico representaram cerca de 62,3% do mercado total; os 7 mercados domésticos neste relatório representaram cerca de 54,0% dos RPKs globais em 2021.
  • Significados dos termos de medição:
    • RPK: medições de passageiro pagante por quilômetro, que mede o tráfego de passageiros real.
    • ASK: assentos disponíveis por quilômetro, que mede a capacidade de passageiros disponível.
    • PLF: taxa de ocupação de passageiros, que é uma porcentagem do valor de ASK utilizado.
  • Os dados estatísticos da IATA se referem ao tráfego aéreo doméstico e internacional das companhias aéreas associadas e não associadas à IATA.
  • Em 2021, as participações das companhias aéreas no mercado de transporte aéreo de passageiros por região em termos de RPK foram: Ásia-Pacífico 27,5%, Europa 25,0%, América do Norte 32,6%, Oriente Médio 6,6%, América Latina 6,5% e África 1,9%.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.