CÂMARA DE LISBOA LANÇA CAMPANHA “EU VOU PARA A ESCOLA DE BICICLETA. E TU?”

imagem

Comboios de Bicicletas regressam à capital. Campanha visa incentivar alunos do 1.º e 2.º ciclos a usarem este meio de transporte nas deslocações para a escola

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) relança amanhã, dia 11 de janeiro, as inscrições para o Programa Municipal de Mobilidade Escolar – Comboios de Bicicleta de Lisboa, pelo terceiro ano letivo consecutivo (2022/2023), com uma nova campanha de comunicação, no âmbito da aprovação da proposta de continuidade do programa.

Segundo o Vice-Presidente da CML, Filipe Anacoreta Correia, o objetivo é “promover a bicicleta como meio de transporte”, mas também “a progressiva autonomia das crianças nas suas deslocações diárias de casa para os estabelecimentos de ensino”. Com esta campanha, cujo mote é “Eu vou de bicicleta para a escola. E tu?”, “pretende-se sensibilizar os alunos para o uso de modos suaves de mobilidade”, sublinha Filipe Anacoreta Correia, responsável pelo pelouro da Mobilidade.

O Programa Municipal Comboios de Bicicleta é uma iniciativa da CML, em parceria com a Bicicultura, totalmente gratuita, que visa promover a mobilidade ativa e sustentável nas deslocações para a escola dos alunos do 1.º e 2.º ciclos das escolas básicas da cidade, capacitando os alunos para o uso utilitário e autónomo da bicicleta em contexto citadino. As deslocações dos alunos são acompanhadas por monitores que orientam o comboio de bicicletas até ao destino final. É necessário, apenas, que o aluno tenha uma bicicleta e que defina, no ato da inscrição, o ponto de partida para que seja criado um percurso que passa pelo local indicado, pelo encarregado de educação do aluno, até à escola.

Atualmente, são 17 as escolas que aderiram a este programa, permitindo às crianças a sua deslocação para a escola, de forma divertida e saudável.

No ano letivo 2021/2022, o programa municipal alcançou 15 escolas, com 24 percursos e 222 participações efetivas de alunos. Entre março e junho de 2022, realizaram-se 220 circulações de comboios (802 km) e foram transportadas 1465 crianças, num total de 3189 passageiros-km. Para o ano letivo 2022/2023 prevê-se operacionalizar 28 linhas/percursos com um orçamento de cerca de 100 000€ para a execução do programa.

.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.