O México será o país parceiro da FITUR em 2025

O anúncio do acordo de colaboração entre IFEMA MADRID e ASETUR, Associação de Secretários  de Turismo do México e a Secretaria de Turismo do Governo do México, Foi desenvolvido no stand do México no âmbito da Feira Internacional de Turismo, com a presença do Embaixador do México em Espanha.

O México estrelará a Feira Internacional de Turismo em 2025 como País Parceiro da FITUR , conforme anunciou hoje José Vicente de los Mozos , presidente do Comitê Executivo da IFEMA MADRID; Miguel Torruco Marqués , Secretário de Turismo do Governo do México e Juan Enrique Suarez del Real Tostado , Presidente da Associação de Secretários de Turismo do México, no âmbito da segunda jornada profissional da FITUR, que se realizará até ao próximo domingo, o Dia 28. O evento também contou com a presença do Embaixador do México na Espanha, Quirino Ordaz Coppel , do Diretor Geral da IFEMA MADRID, Juan Arrizabalaga e da diretora da FITUR, María Valcarce .

O acordo de colaboração pelo qual o México ocupará a categoria de País Parceiro FITUR 2025 durante a 45ª edição da Feira Internacional de Turismo de Madrid, permitirá ao país reforçar o seu posicionamento internacional, potenciar o potencial promocional da sua ampla oferta turística e projectar-se para o mundo. .

Esta aliança, anunciada no âmbito da FITUR 2024, representa um marco na extraordinária carreira que o México tem empreendido nos últimos anos na área do turismo, alcançando um posicionamento internacional relevante. Esta evolução da nação asteca fez-se sentir especialmente após a pandemia devido ao importante esforço realizado a nível institucional e empresarial com a implementação de medidas que permitiram facilitar uma rápida recuperação da actividade turística em comparação com outros países.

Da mesma forma, o crescimento vivido pelo México permite agora ao país aproveitar ao máximo a sua presença em grandes espaços como o representado pela FITUR, para destacar a riqueza turística, cultural, patrimonial e gastronómica dos seus 32 estados e das suas 177 Cidades Mágicas e mostrá-lo ao público mundial graças à primeira feira do mundo, e um grande pólo da indústria turística ibero-americana.

Nas palavras de José Vicente de los Mozos , “esta aliança fortalece ainda mais os laços entre Espanha e México, e estabelece uma intensa colaboração para apoiar a promoção da riqueza turística de todos os estados que compõem o México, sob a marca FITUR. hoje como a feira mais importante do mundo devido à sua alta participação e crescimento internacional.”

Por sua vez, Miguel Torruco Marqués , Secretário de Turismo do Governo do México, enfatizou “o extraordinário valor que a colaboração do México com a FITUR representará num momento em que é essencial alinhar os interesses de todo o país para se projetar para o mundo potencial turístico de cada um dos recantos do México e aumentar a visibilidade da Marca País México, juntamente com uma das grandes referências do turismo internacional como a FITUR.”

Da mesma forma, Juan Enrique Suarez del Real Tostado , presidente da Associação de Secretários de Turismo do México, ASETUR,  salientou que “este acordo  É o resultado de um trabalho conjunto  entre todas as Secretarias de Turismo do país e  a Secretaria de  Estado do Governo do México, que representa uma conquista que facilitou a união de todos os interesses  dos atores envolvidos para dar um grande passo na promoção turística do México acompanhado pelo melhor aliado, a Feira Internacional de Turismo, FITUR.”

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!