O Brasil é um mercado que temos que trabalhar, é no momento, o único mercado que ainda não atingiu os valores de 2019, o que significa uma oportunidade enorme para 2024, disse o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade

O presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade foi o convidado do almoço da Associação da Hotelaria de Portugal(AHP) , que aconteceu nesta segunda-feira (15) no Marriot Lisbon hotel. Carlos Abade falou sobre as perspectivas para o turismo de 2024.

Segundo ele, o Brasil é um mercado que se tem que trabalhar, e é o único mercado neste momento que ainda não atingiu os valores de 2019, o que significa uma oportunidade enorme para 2024. ” Este será o momento de repor a capacidade aérea como havia em 2019 e disse “podemos atingir números superiores a 2019 já em 2024, que ajudará as contas do turismo” . Afirmou que em 2024 o turismo continuará a crescer.

O ano de 2023 foi um ano  praticamente positivo para o setor do  turismo . Foi um crescimento muito significativo nas receitas turísticas e o crescimento de quase 19% em relação aos dados de  2022, e 37% referente aos dados de 2019, então terminamos o ano com 25 mil milhões que é um valor muito perto do valor que foi previsto para 2027, que  era de 27 mil milhoes de euros, aquilo que era nossa leitura, quero cumprimentar aquilo que foi um desempenho do turismo após a  pandemia Covid  19. Em 2023 , mesmo numa conjuntura que não é fácil, o setor do turismo cresceu acima da média do crescimento mundial. “Acreditamos que o setor continua a crescer em 2024, e que possa no final de 2024 apresentar um incremento do que foi em 2023 já na normalidade “. Portugal vem investindo nos mercados mais antigos, apostando também nos mercados que já são prioritários como Estados Unidos e Canadá. Também vem trabalhando com o mercado asiático e América do Sul.

Carlos Abade, afirma que o Turismo vai crescer em 2024, em relação a 2023. O presidente do Turismo de Portugal disse ser um absurdo , quando dizem que o setor do Turismo vai chegar ao seu limite. “Vamos continuar a crescer”, afirmou . O Turismo vai continuar a ser lider. O setor do turismo é um motor . O turismo é a indústria da paz. Abade falou de outros pontos durante o evento, como a mobilidade, a importância de valorizar o mercado interno, a questão da inteligência artificial no turismo, a reestruturação das equipas dos mercados no estrangeiro, entre outros.

Quanto ao novo aeroporto, o presidente do Turismo de Portugal disse que as perspectivas de crescimento do aeroporto de Lisboa são nas infraestruturas já existentes. Temos que trabalhar com as infraestruturas que temos e em todos os aeroportos de Portugal para maximizar todos eles . Temos cada vez mais ser eficientes no aproveitamento dessa infraestrutura. Todos os aeroportos do país tem capacidade de crescimento face aos números de 2022, significa que é possivel , mas continuamos a trabalhar com todos os aeroportos do país e todas as companhias aéreas. Temos uma dimensão muito clara do que é o papel do turismo . O turismo pode criar mais negócios, mais empregos e tornar Portugal mais justa.

Questionado sobre as metas do turismo em 2024, o presidente do Turismo de Portugal, explicou que é essencial trabalhar na sustentabilidade, na autenticidade das regioes e do territorio, disse ele. Abade ressaltou a importância do turismo, como fator na economia que gera emprego e renda e que tem que naturalmente crescer e impulsionar o crescimento do país, para ajudar ao país a ser melhor .Veremos em 2024 como as coisas correm e depois preparemos o futuro.

Referente a campanhas publicitárias sobre Portugal, o presidente do Turismo de Portugal, comentou que já tem campanha no ar nas rádios portuguesas. E durante o ano farão novas campanhas para promover motivaçao para os portugueses. O turismo nacional representa 30%. Nosso propósito é continuar a crescer e que os portugueses continuem a visitar Portugal, que tem muitos nichos para descobrir.

O presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, Bernardo Trindade salientou a importância de trabalhar em parceria com o Turismo de Portugal, e foi respondido logo pelo presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade logo no inicio de sua palestra no evento, que é imprescindivel trabalhar em parceria. Bernardo Trindade destacou o congresso da AHP que será de 21 a 23 de fevereiro, na Ilha da Madeira, bem como a vice presidente executiva, Cristina Siza Vieira que apresentou alguns detalhes da programação e convidou a todos os associados a participarem e levar os amigos.

*Cristina Lira, de Lisboa.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!