Número de vôos internacionais no Brasil já representa quase 75% da capacidade de 2019

Em maio deste ano, quantidade de desembarques no país foi de 3.547, um aumento de mais de 310% em relação ao mesmo mês de 2021 A malha aérea internacional do Brasil cresceu significativamente em maio de 2022 e já representa 74,36% da capacidade que havia em 2019. Os dados captados pela Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que o número de voos mensais chegou a 3.547, um aumento de 312,89% em relação ao mesmo mês de 2021.
 

“Esse crescimento possibilita aos viajantes de todo o mundo ter cada vez mais opções de deslocamentos ao Brasil”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento. “Temos trabalhado na divulgação do país em mercados estratégicos mundo afora para atrair mais turistas estrangeiros e negociado o aumento da nossa conectividade”, reforça.
 

Ainda conforme a Anac e empresas aéreas, de janeiro a maio, foram criados ou retomados 84 voos internacionais, além de 36 frequências adicionais que entraram em operação. Até fevereiro de 2023, há previsão de acréscimo de 122 voos, com origem de 17 países diferentes, além de outras 48 frequências a mais.
 

O crescimento significativo se dá também na comparação com o mês de abril de 2022. Na época, a Anac registrou 2.983 voos mensais, que representavam cerca de 51% da capacidade que registrada no mesmo período em 2019.
 

Viagens pelo mundo
 

O cenário de retomada da conectividade no Brasil também se confirma no âmbito mundial. De acordo com dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), o tráfego aéreo total de maio de 2022 aumentou 83,1% em relação ao mesmo período de 2021. Isso representa operação com 68,7% do nível antes da pandemia.
 

No mesmo estudo, a Iata aponta que o tráfego aéreo de maio das companhias da América Latina aumentou 180,5% em relação ao mesmo mês de 2021. A taxa de ocupação das aeronaves aumentou para 83,4%, que configura o melhor resultado pelo 20º mês consecutivo.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.