LATAM encerra 2023 com 33 milhões de passageiros transportados no Brasil, superando 2022 em 15%

Quantidade de viajantes domésticos registrada de janeiro a dezembro é maior do que a do mesmo período de 2022, quando companhia transportou 32 milhões de passageiros no País

Mais eficiente e competitiva, LATAM voa atualmente para o seu recorde de mais de 50 destinos no Brasil

 – A LATAM acaba de registrar a marca de 33 milhões de passageiros transportados em voos domésticos no Brasil no acumulado do ano de 2023. O volume é 15% maior ao registrado no período de janeiro a dezembro de 2022, quando a companhia alcançou a marca de 28 milhões de passageiros. É isso o que apontam os dados operacionais mais recentes da companhia, que se tornou mais eficiente e competitiva após a pandemia de Covid-19 e tem crescido de forma sustentável.

“Os resultados de 2023 comprovam que a LATAM segue no caminho certo em seu compromisso de fazer com que mais brasileiros voem de avião. Encerramos o ano na liderança do mercado nacional, com base em nossa estratégia focada em eficiência operacional”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

De janeiro a dezembro deste ano, a LATAM obteve no Brasil um crescimento de 11% na sua demanda doméstica de passageiros medida em RPK¹ e ampliou em 9,5% a sua oferta doméstica de assentos medida em ASK² na comparação com o mesmo período de 2022.

O CRESCIMENTO DA LATAM NO BRASIL

Com 40% de todo o mercado brasileiro, a LATAM encerrou 2023 na liderança do setor aéreo brasileiro, segundo a ANAC. Atualmente, a companhia opera a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos do País. Em 2023, a LATAM também ampliou o seu codeshare com a Voepass, oferecendo aos clientes acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.
 

Já nos voos internacionais, a LATAM é a companhia aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro, a LATAM e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.

Em 2023, celebrou ainda o primeiro aniversário da sua Joint Venture com a Delta Air Lines, que aumentou em 75% a capacidade combinada das empresas e já consolidou para os clientes uma rede de mais de 300 destinos entre a América do Sul e a América do Norte, incluindo rotas inéditas na história da LATAM, como São Paulo-Los Angeles.

Anualmente, a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.

GRUPO LATAM TAMBÉM CRESCE EM DEZEMBRO DE 2023

Em dezembro de 2023, a demanda de passageiros (medida em RPK¹) de todo o grupo LATAM teve crescimento de 22% em relação ao mesmo mês de 2022. No mesmo período, a companhia promoveu aumento de 13% na sua oferta de assentos (medida em ASK²). Já na operação cargueira, a empresa ampliou em 11% a sua capacidade (medida em ATK³) em relação a dezembro de 2022. Confira os resultados completos abaixo:
 

¹ RPK sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.

² ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.

³ ATK sigla em inglês para Tonelada-Quilômetros Oferecidos.

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.


O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.


LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!