Brasil é considerado o 15º país mais seguro para viajar em 2024 e o primeiro na América do Sul



O país também se destacou, sendo o local mais seguro para viajar em termos de saúde, ficando à frente de países como Portugal e França


 

O Brasil subiu 27 posições no ranking global entre os países mais seguros para viajar em 2024. Na classificação mundial, o país ficou na 15ª posição, sendo o único representante da América Latina a figurar a lista. A informação é de uma pesquisa recente feita pela seguradora americana Berkshire Hathaway Travel Protection.
 

No último levantamento, realizado em 2023, o Brasil ocupava o 42º lugar na lista. Essa melhoria na classificação pode ser atribuída a uma série de esforços e investimentos em medidas de segurança pública e turística do governo federal, destacando o compromisso do país em oferecer uma experiência segura e agradável aos visitantes.
 

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca o bom resultado obtido nas regiões das Américas. “Além do crescimento na percepção da segurança que nos fez chegar a uma posição inédita, lideramos o ranking na América do Sul e estamos em segundo lugar, atrás apenas do líder Canadá, quando falamos das Américas”, disse. Na pesquisa, o país se destacou no ranking dos destinos mais seguros para viajar em termos de medidas de saúde. Nela, o Brasil ficou em 8º lugar, à frente de países como Portugal e França.
 

“O Brasil é um país vasto e diversificado, conhecido por suas belezas naturais, cultura rica e povo acolhedor. Isso, por si só, já faz do Brasil um destino popular no cenário internacional. Com essa visão, estamos trabalhando para tornar, cada vez mais, as áreas turísticas seguras, com a implementação de políticas públicas integradas entre todos os setores do governo”, reforçou Sabino.
 

Ainda de acordo com o levantamento, o Brasil emergiu como um destino turístico mais seguro em 2024, no contexto de viagens, onde o país é um território livre de terrorismo, com destinos protegidos de eventos climáticos extremos, com infraestrutura sólida para prevenir acidentes nas estradas e regiões onde viajantes da comunidade LGBTQIA+ se sintam seguros e confortáveis.
 

“Esse cenário não apenas fortalece a imagem do país no cenário internacional, mas também promove um ambiente propício para o crescimento sustentável e econômico do nosso setor”, finalizou o ministro.
 

A PESQUISA – A Berkshire Hathaway Travel Protection, empresa responsável pela pesquisa, é uma companhia especialista em seguros de viagem, que desenvolve o estudo desde 2016, baseado de acordo com perguntas feitas aos próprios viajantes, que leva em conta diversos tipos de segurança, desde guerras e violência urbana a eventos climáticos extremos.
 

Para consolidar a última lista, a seguradora entrevistou 1.702 viajantes, que precisavam ter visitado os países classificados nos últimos cinco anos. As informações obtidas são somadas a outros índices e informações, como por exemplo, o Índice de Paz Global e as pontuações do GeoSure Global sobre principais cidades de cada país.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!