Entrevista exclusiva do presidente da rede Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida que fala das novidades do grupo português no Brasil e em Portugal para a jornalista Cristina Lira

De Lisboa, Portugal

1-A Rede hoteleira Vila Galé é um dos maiores grupos hoteleiros em Portugal e no Brasil e o que representa na economia?

A Vila Galé dá um importante contributo às economias de Portugal e do Brasil, não só porque gera muito emprego, cria riqueza não deslocalizável valorizando as regiões em que está inserida, promove formação profissional e pessoal dos seus funcionários. Contribui ainda na recuperação de património histórico e cultural nos 2 países, desenvolve ações de solidariedade social e inúmeras iniciativas de responsabilidade social, ambiental e cultural.

2-Quantos colaboradores brasileiros tem em Portugal ?

Atualmente mais de 143 brasileiros trabalham na Vila Galé em Portugal e no Brasil cerca de 3.500 diretos e 12.500 indiretos.

3-Qual o maior desafio? Construir um hotel no Brasil ou em Portugal e porque?

As dificuldades são semelhantes em ambos os países. Precisam de introduzir medidas para simplificar e agilizar os licenciamentos e a transparência. Quando se encontram responsáveis políticos empenhados as coisas correm melhor o que infelizmente não é a regra.

4-Quais as novidades para 2024?

Brasil: VG Ouro Preto e VG Sunset Collection Cumbuco

Portugal: Figueira da Foz, Casas de Elvas, Paço do Curutelo

Espanha: Isla Canela

Cuba: Cayo Paredon Grande

5-Como o senhor analisa o Turismo de Portugal?

Com muito boas perspetivas de se valorizar sobretudo c/ clientes do Brasil e dos EUA, podemos dizer que está em velocidade de cruzeiro.

6-Como o senhor analisa o Turismo brasileiro?. O que precisa para aumentar o fluxo de turista internacional ?

No Brasil há muito mais trabalho a fazer em termos de captação de turismo internacional que tendo em conta a dimensão e relevância do país, podemos dizer que é insignificante. Transporte aéreo é urgente reforçar e a preço competitivo, Infraestruturas, Segurança, Limpeza integram o pacote de objetivos a realizar antes de tudo para os residentes e também para os turistas. Este é o grande desafio do Brasil para o Ministério do Turismo, Embratur e agentes do sector.

7-A rede Vila Galé capacita seus colaboradores desde o inicio?

Temos a academia Vila Galé para esse efeito e fazemos parcerias com as entidades públicas nacionais, regionais e locais.

8-Porque investe em locais históricos e transforma em hotéis de luxo?

Um dos principais focos da Vila Galé é justamente a recuperação de património histórico decadente e a sua adaptação a hotéis que traz uma grande diferenciação na oferta dos países e a valoriza.

9-Como será o hotel em Ouro Preto?

O Hotel em Ouro Preto será um grande Resort de Campo numa propriedade com 275 hectares, num prédio histórico a recuperar e um conjunto alargado de edifícios novos, cerca de 300 quartos, 2 restaurantes, Bar, Spa, áreas para eventos de pequena, média e grande dimensão. Áreas desportivas, Piscinas, Parque Aquático, Haras, Quinta e Horta Pedagógica, Moinho de Água e muitas outras opções que superarão a expetativa dos n/ clientes.

10-Já escolheu novos destinos para construir novos hotéis?

Coruripe – Alagoas, S. Luis do Maranhão, Belém do Pará e outros em estudo no Brasil.

Em Portugal – Mirando do Douro, Paço Real de Caxias, Penacova e outros em estudo.

11-Já passou pela cabeça em construir hotéis nos Estados Unidos ?

Com tanto trabalho não há, para já, espaço para os EUA.

12-Qual o público principal dos hotéis da rede Vila Galé?

Muito variado, mas com foco nas famílias com crianças.

13-Porque o nome “Vila Galé”?

Nasceu na Praia da Galé, em Albufeira, no Algarve.

14-Quais as novidades da Casa Santa Vitória?.

As 2 vinícolas da Vila Galé Santa Vitória e Val Moreira acabaram de lançar novos produtos de excelência

Um monocasta Santa Vitória Syrah

Um blend de excelência do Douro

VAL MOREIRA Vinha D’Arte

15-Já tem previsão quando começa a produzir o vinho verde?

O nosso primeiro vinho verde – PAÇO DO CURUTELO sairá em Abril.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!