Arábia Saudita: Um destino emocionante  

Arábia Saudita: Um destino emocionante  

Esqueça os clichés. Na Arábia Saudita, vai encontrar um destino como nunca imaginou e que tem muito para oferecer, seja qual for o seu tipo de viajante. Um destino para quem procura cultura e tradição durante todo o ano, para exploradores intrépidos, para quem procura atividades aquáticas e ao ar livre e, claro, para quem procura simplesmente relaxar no luxo.

Descubra os principais destinos da Arábia Saudita numa viagem que nos levará ao centro do país, na província de Riade, às regiões ocidentais (região noroeste e província de Meca), à província oriental e à região de Aseer, no sudoeste do país.

Na província de Riade, no centro da Arábia Saudita, espera-o uma das cidades mais vibrantes e populares do reino, que é também a sua capital. Estamos a falar de Riade. Não faltam as compras nos seus espetaculares centros comerciais, os restaurantes de cozinha internacional e os especializados na deliciosa gastronomia local e, claro, inúmeros locais a visitar. Não pode deixar de visitar locais emblemáticos como o Masmak Palace, um palácio arqueológico convertido em museu onde se pode descobrir a história da unificação do Reino; o Saudi National Museum onde as suas 3700 peças patrimoniais de estátuas, manuscritos e esculturas são um convite a uma viagem pela história do Reino; ou o Historic Palace of Murabba fundada como uma cidade em miniatura com vários edifícios e que era a residência do rei e sede do governo. Para as melhores vistas aéreas da cidade, recomendamos o topo do Al Faisaliah Tower, que foi o primeiro arranha-céus do Reino e está equipado com a mais recente tecnologia, ou o Sky Bridge, que tem 300 metros de altura e oferece vistas espectaculares, especialmente depois de escurecer.


E para os amantes de eventos, Riyadh Season é um evento imperdível no calendário. Integrado no movimento Saudi Season, o festival anual de cinco meses, que começa em outubro-novembro, inclui concertos, espectáculos de teatro, exposições de arte, experiências interactivas, bancas de comida, um parque de diversões e muito mais. A noroeste de Riade fica Diriyah conhecida pela sua arquitetura de adobe, os seus edifícios antigos albergam museus que proporcionam um vislumbre do passado, e o bairro de At-Turaif é património da UNESCO desde 2010. Diriyah acolhe numerosos eventos e espectáculos que encantam os visitantes, que também podem visitar os seus mercados e desfrutar de restaurantes que servem cozinha tradicional.

No oeste do país, na província de Meca, a cidade de Jeddah, nas margens do Mar Vermelho, é uma mistura perfeita de tradição e modernidade. Uma muralha com oito portões conduz ao Património Mundial da UNESCO de Al Balad. Ali, no centro histórico de Jeddah, o tempo parece parar enquanto se passeia pelas ruas e se descobrem as casas tradicionais árabes. A cidade caracteriza-se pelas suas típicas varandas de madeira que contrastam com os bairros mais modernos da cidade onde encontramos atracções espectaculares como o King Fahd Fountain que se ergue do Mar Vermelho e pode ser visto em todo o seu esplendor a partir da corniche, a zona ribeirinha de Jeddah onde pode apreciar várias esculturas de artistas famosos, incluindo uma de Joan Miró.

Um local luxuoso de visita obrigatória à beira da água é o Jeddah Yacht Club & Marina, onde, para além dos espectaculares iates, se pode passar um dia divertido nas lojas e restaurantes. Jeddah é também o destino perfeito para quem procura desfrutar da praia, desportos aquáticos e mergulho nas suas águas cristalinas.  

Também na região de Meca está um dos segredos mais bem guardados da Arábia Saudita. Trata-se de Taif. Destino de montanha situado na cordilheira de Sarawat, entre altas montanhas e vales férteis, é conhecido oficiosamente como a capital de verão da Arábia Saudita. As suas temperaturas amenas fazem dela o destino ideal para fugir aos rigores do verão saudita. A região é famosa pela sua produção de figos, uvas, romãs e mel, mas sobretudo pelas suas plantações de rosas, além de ser um destino ideal para os amantes da aventura e das atividades ao ar livre nas montanhas.

Dammam situa-se na província oriental da Arábia Saudita. Situada nas margens do Golfo Arábico, esta antiga aldeia piscatória tornou-se uma importante cidade árabe com a descoberta de petróleo na década de 1930 e é atualmente a cidade árabe com o crescimento mais rápido. Embora famosa pelos seus parques, passeios e praias de areia, é também um destino de artes, desporto e entretenimento. Dammam acolhe a primeira exposição de arte urbana do Reino, no bairro de Bayoonya, em Al Khobar, e possui uma variedade de centros culturais e museus, como o SCITECH Centro de Tecnologia e Ciência ou o Taybeen Museum que alberga uma curiosa exposição de peças vintage.  


Perto de Dammam, o oásis Al Asha é uma surpresa com mais de 2,5 milhões de tamareiras e é o maior oásis independente do mundo, com tudo, desde fontes quentes e frias a mesquitas históricas e, claro, vistas extraordinárias.

AlUla, situada no meio do deserto, na região noroeste do país, tem a honra de ser o primeiro sítio saudita classificado como Património Mundial da Unesco. O próprio deserto é um verdadeiro museu ao ar livre de formações rochosas espectaculares, como a Pedra do Elefante e as Rochas Dançantes, cuja aridez contrasta com a vegetação do vale do oásis de AlUla, aninhado entre as grandes montanhas de arenito do Hijaz.

Em AlUla, ficará maravilhado quando passar da visita aos túmulos nabateus de Hegra, com 7000 anos, para o espetáculo de Maraya, um espetacular edifício moderno revestido com 9740 painéis espelhados que se integra perfeitamente no ambiente e acolhe exposições, concertos e outros eventos artísticos.

E, finalmente, no sudoeste, encontra-se uma das zonas mais bonitas e preservadas da Arábia Saudita, a região de  AseerUm local a visitar se gosta de explorar montanhas, Jabal Sawda é o pico mais alto da Arábia Saudita, com mais de 3.000 metros. Outro local de visita obrigatória em Asser é a aldeia de Rijal Almaa, que, com os seus edifícios de pedra multicoloridos e castelos, está classificada entre as melhores aldeias turísticas do mundo.

Nem todos os destinos da Arábia Saudita estão aqui enumerados, mas temos a certeza de que, com estes poucos vislumbres, pode ficar com uma ideia da grande variedade que o espera no Reino da Arábia Saudita.

Para mais informações sobre a Arábia Saudita: https://www.visitsaudi.com/es  


 


Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!