CLIA Brasil se reúne com Ministério de Minas e Energia com a pauta de combustíveis alternativos e energia elétrica nos portos

Na última semana, Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil esteve no Ministério de Minas e Energia para uma reunião com a equipe do Secretário Pietro Mendes e com os Diretores Renato Dutra e Frederico Teles. Na pauta, estiveram temas prioritários para a Indústria de Cruzeiros, como a descarbonização das atividades do setor,  avanços nos combustíveis alternativos e disponibilização de energia elétrica nos portos para ligação direta nos navios de cruzeiros. 

A CLIA trabalha com a meta de reduzir as emissões de carbono em 40% até 2030, comparado com 2008, e de zerá-las até 2050, e, para isso, são necessárias políticas públicas para investimentos em biocombustíveis, sintéticos e metanol ou hidrogênio verdes. 

“Essa reunião foi muito importante para que possamos trilhar os próximos passos do trabalho que mescla iniciativas do governo e atuações das empresas do setor de cruzeiros. As companhias marítimas têm investido significativamente para que os navios de cruzeiro possam se conectar à eletricidade nos portos, permitindo que os motores sejam desligados. 98% dos navios em construção até 2028 estarão preparados para esse tipo de conexão e os portos precisam se preparar para isso, além da necessidade de um trabalho colaborativo em relação aos combustíveis alternativos, disse Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil..

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!