Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Wise lista tendências e desafios para fintechs no Brasil

Wise lista tendências e desafios para fintechs no Brasil

Bancos e fintechs devem estar cada vez mais próximos para novas soluções

– Os avanços do sistema bancário estão sendo impulsionados pela inovação das fintechs, que visam desburocratizar transações financeiras. Segundo um estudo da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com a Deloitte, as fintechs representam 9,1% das startups brasileiras, o que deve crescer ao longo deste ano.

Com o número expressivo de fintechs e bancos tradicionais consolidados no mercado, novos desafios e soluções surgem e deixam o cenário cada vez mais movimentado. A Wise, empresa global de tecnologia que está construindo a melhor maneira de movimentar dinheiro ao redor do mundo, lista algumas das tendências para as fintechs para os próximos anos:

Colaboração entre bancos e fintechs

A relação das fintechs com os bancos incumbentes deve se estreitar, e muitos desafios podem ser enfrentados em parceria na busca do objetivo em comum de tornar o acesso ao sistema bancário simplificado e mais ágil. A integração entre as partes possibilita aos bancos alavancarem da alta velocidade de inovação e disrupção das fintechs, combinando com a escalabilidade e distribuição de um grande banco. Isso torna a experiência financeira do cliente final melhor e mais globalizada. 

Soluções de negócios também deverão ser cada vez mais recorrentes, como a Wise Platform, que leva a infraestrutura da empresa para fintechs e instituições financeiras que querem oferecer a seus clientes toda a infraestrutura desenvolvida pela Wise, incluindo a opção de envio de recursos para outros países, assim como conta internacional e cartão multimoedas.

“A Wise Platform agiliza o serviço, já que a tecnologia pode ser incorporada sem o processo de desenvolvimento feito pelo próprio banco. Também permite que o cliente conte com um sistema transparente, vendo o dinheiro envolvido nas transações e evitando gastos com tarifas extras”, esclarece Pedro Barreiro, líder de Parcerias Bancárias e Expansão da Wise no Brasil. Nessa solução, a Wise é responsável pelo serviço de ponta a ponta, que inclui não somente a tecnologia, mas a operação, tesouraria, gestão de riscos e todos os aspectos regulatórios para assegurar uma experiência única e em conformidade com todos os requerimentos de compliance.

Mais soluções, menos burocracia

A inovação proporcionada pelas fintechs ajuda não só no desenvolvimento de novos produtos, mas também a desburocratizar o mercado financeiro. “Um reflexo disso é a revisão e simplificação das regras cambiais, que se modernizaram para o contexto atual”, comenta Barreiro.  

O ajuste da regulamentação já promoveu mudanças importantes, reduzindo a complexidade do setor. “As novas regras cambiais desburocratizaram o processo tanto para as instituições, quanto para os clientes, e ajudam a promover uma concorrência saudável que torna o mercado mais acessível e atrativo”, complementa.

Transparência nas transações

O maior desafio do mercado cambial é ser transparente em relação às tarifas e margens de lucro. Dados do Banco Mundial apontam que o total perdido por empresas e pessoas com taxas ocultas pela falta de transparência chega a £ 187 bilhões. No Brasil, o volume de remessas em 2022 foi de US$ 1,8 bilhão.

“Na Wise, sempre reforçamos que a transparência incentiva a competitividade positiva no setor e uma experiência mais clara e eficiente para o usuário”, ressalta o executivo. Manter as taxas de câmbio infladas é uma prática desestimulante para o mercado, e a transparência das instituições financeiras, incluindo fintechs, é essencial para o aumento da confiabilidade dos clientes.

Para mais informações, entre em contato conosco: [email protected]

Consulte as novidades da Wise no link da sala de imprensa

Sobre a Wise

A Wise é uma empresa de tecnologia global que está construindo a melhor maneira de movimentar dinheiro ao redor do mundo. Com a conta Wise, pessoas e empresas podem guardar mais de 50 moedas, movimentar dinheiro entre países e gastar dinheiro no exterior. Grandes empresas e bancos também usam a tecnologia Wise; uma rede de pagamentos internacionais totalmente nova que um dia irá movimentar dinheiro sem fronteiras para todos, em qualquer lugar. Independentemente de como você usa a plataforma, a Wise tem a missão de facilitar sua vida e ajudar você a economizar dinheiro.

Cofundada por Taavet Hinrikus e Kristo Käärmann, a Wise foi lançada em 2011 com seu nome original TransferWise. É uma das empresas de tecnologia de crescimento mais rápido do mundo e está listada na Bolsa de Valores de Londres sob o símbolo WISE.

Dezesseis milhões de pessoas e empresas usam a Wise globalmente, que processa £9 bilhões em transações internacionais a cada mês, economizando aos clientes cerca de £1,5 bilhão por ano.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem