VOE ILHÉUS: PONTE ENTRE AGENTES DE VIAGENS E AS INOVAÇÕES TURÍSTICAS

Ilhéus se tornou palco de um evento importante no cenário turístico baiano. O movimento Voe Ilhéus, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, e pelo SEBRAE, em parceria com a Prime, impacta a indústria turística local com ações significativas de fortalecimento do setor.

Um famtour com agentes de viagens da operadora CVC, entre os dias 3 e 7 de dezembro, foi promovido para vivenciarem experiências incríveis no destino e fortalecerem laços comerciais com o trade: hotelaria, receptivos, restaurantes e equipamentos.

Em ação inédita na quarta-feira, 6, no Hotel Praia do Sol, ocorreu uma rodada de negócios e, à noite, um mega workshop voltado à capacitação técnica e gestão em turismo. O objetivo foi desenvolver estratégias, explorar oportunidades e estimular negócios para acelerar o turismo local. Profissionais renomados, expoentes do turismo no Estado, abordaram temas relevantes para o posicionamento no mercado turístico, através de palestras e capacitações. O intuito foi agregar mais expertise ao destino de Ilhéus, com a visão de um turismo perene e resultados a curto, médio e longo prazo.

CAPACITAÇÕES E APRIMORAMENTO
O gerente comercial do grupo Vitória Régia, André Soledade, destacou tendências em hospedagens e projeção da hotelaria junto aos agentes de viagens. Já o gerente de produtos da CVC Corp Bahia, Aroldo Simões, trouxe a palestra ‘A atuação da operadora na comercialização do destino Ilhéus’.

Da empresa Vem Eventos, Victor Baião, mostrou como o segmento de festas pode impactar o turismo, sendo um atrativo além do Sol e Mar em períodos fora da alta temporada. A gestão em bar e restaurante foi abordada por Bárbara Alves, do grupo Galo Praia, Bar e Buffet, apontando como a rota gastronômica pode potencializar os atrativos da cidade.

Uma das capacitações mais esperadas trouxe o case Porto Seguro. O secretário adjunto de Turismo em Porto Seguro, Guto Jones, apresentou estratégias de gestão para o posicionamento turístico no mercado nacional e Mercosul. Ele mostrou o modelo de trabalho que uniu gestão pública e iniciativa privada, alavancando a retomada do turismo pós-pandemia, levando o destino para as principais feiras, estabelecendo parcerias com operadoras, ampliando a malha aérea e investindo em novas segmentações turísticas como esportiva, religiosa, rural e gastronômica.

“Reunindo profissionais locais, empreendedores e interessados no setor, o ‘Voe Ilhéus’ trouxe uma visão atualizada de inovação e sustentabilidade, proporcionando a troca de experiências e integração no setor”, destaca o superintendente de Turismo, Vinícius Briglia. “Reforçamos o compromisso da Prefeitura e parceiros em impulsionar o desenvolvimento do turismo na cidade, promovendo capacitação e troca de conhecimento. Eventos como este contribuem para fortalecer a identidade de Ilhéus como um destino turístico diversificado e atrativo, com grande riqueza histórica e ambiental”, frisa o prefeito Mário Alexandre, indicando os resultados que devem impactar a geração de emprego e renda na comunidade, com o crescimento turístico no destino.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!