Vinhos do Alentejo anunciam os finalistas do concurso “O Melhor Sommelier do Brasil 2020”

• Grande final será realizada em fevereiro de 2020, no Alentejo em Portugal. Vencedores das etapas regionais são premiados com tour e degustação exclusiva pela região portuguesa

• Mais de 130 sommeliers de todo o Brasil se inscreveram para o concurso promovido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA)

• Especialistas de todo o país participaram das semifinais. Sommeliers de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória estão entre os finalistas

– O concurso “O Melhor Sommellier Vinhos do Alentejo do Brasil 2020”, está em sua etapa final. A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), organização que certifica e promove os vinhos da região do Alentejo, em Portugal, anuncia os oito finalistas que participaram das seletivas realizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória:

São Paulo
•Caliandra Rodrigues Belniowski – Brinda Comigo
•Mario Filaretti – Âttori Filaretti Comércio de Vinhos

Rio de Janeiro
•Ettore Lima Amendola – Amendola Salumeria
•Robson dos Santos Venancio – Restaurante Esplanada Grill

Belo Horizonte
•Gustavo Giacchero de Pádua – Alma Chef Casa de Gastronomia
•Renato Luís Moreira Vinhal – Casa Rio Verde

Vitória
Marcus Vinicius Mezadri – Hotel Portal da Lua
•Carolina Correa Ribeiro – Supermercado Carone

Em sua sétima edição no país, a iniciativa visa aumentar a notoriedade e o conhecimento sobre os vinhos do Alentejo, além de revelar novos talentos brasileiros: cerca de 130 sommeliers de todo o país participaram da disputa este ano.

“A edição 2019 do concurso superou as expectativas. O nível de conhecimento dos sommeliers brasileiros é impressionante. O país, de fato, tem uma ampla seleção de especialistas de alto nível distribuídos em todo seu território”, afirma Maria Amélia Vaz, responsável de Marketing dos Vinhos do Alentejo no Brasil.

A segunda etapa do concurso começa em fevereiro e acontece no Alentejo, em Portugal. Os oito finalistas embarcam para a região para visitar as diversas vinícolas locais, terminando em um teste prático onde um júri escolherá “O Melhor Sommelier do Brasil — 2020”. O nome do grande vencedor será revelado também nesse mês e se tornará também o embaixador dos Vinhos do Alentejo no Brasil.

SOBRE A 6ª EDIÇÃO DO CONCURSO

A sexta edição do “O Melhor Sommelier do Brasil — 2019” envolveu cerca de 120 sommeliers de todo o país, que participaram das seletivas regionais realizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis.

Em cada etapa, foram apresentados conceitos-chave da região vitivinícola do Alentejo, tais como o seu histórico, terroir e perfil dos vinhos. Na seleção, composta por workshops, os participantes tiveram acesso a uma série de informações acerca dos vinhos e da região do Alentejo, além de testarem seus conhecimentos em uma prova teórica. Com isso, dois melhores sommeliers de cada cidade foram selecionados para a segunda fase. Já em Portugal, os oito finalistas tiveram oportunidade de conhecer o Alentejo, observando de perto a realidade dos vinhos alentejanos, sua variedade de castas e os distintos terroirs.

Durante uma semana, os brasileiros trocaram experiências com os produtores e enólogos da localidade para aprofundar seus conhecimentos com os vinhos da região. A seletiva resultou em uma final disputada por 8 sommelliers de todo o Brasil. O grande vencedor, Jean Stelmach da Zahil Importadora, superou todos os finalistas e, além de nomeado embaixador dos Vinhos do Alentejo durante o ano de 2019, recebeu da CVRA um troféu especial, simbolizado por um decanter de cristal gravado com o título de “Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2019”, seguido pelo seu nome.

SOBRE A CVRA — Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.
É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.
Para mais informações acessewww.vinhosdoalentejo.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.