Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Turismo pernambucano apresenta projeto ‘Bike Noronha’ aos moradores de Fernando de Noronha

Serão 90 bicicletas para adultos, dez para crianças, três para deficientes visuais e duas para deficientes físicos

Fernando de Noronha irá ganhar 105 bicicletas gratuitas, até o mês de outubro, para uso de turistas e moradores. O Projeto Bike Noronha, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, foi apresentado nesta sexta-feira (10), aos moradores do arquipélago, na Vila do Boldró. Serão 90 bicicletas para adultos, dez para crianças, três para deficientes visuais e duas para deficientes físicos, além de oito estações, com espaço de convivência, e 12 estações de apoio. Os ilhéus irão escolher o nome das personalidades que estamparão cada estação.

“Fizemos uma pesquisa na Ilha e 80% dos entrevistados afirmaram que utilizariam bicicletas como principal meio de transporte, caso os equipamentos estivessem à disposição. Diante disso, resolvemos implantar o Bike Noronha. Fornecendo as bicicletas, incentivamos a prática da atividade física, além de contribuir para a mobilidade. Queremos transformar Noronha em um exemplo de transporte sustentável e qualidade de vida”, destaca Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

As bicicletas estarão acessíveis a todos, durante 24h, sem trava e com estações próximas dos moradores e das pousadas. Elas serão preparadas para trilhas e terrenos acidentados. Terão mais de 27 marchas e poderão ser transportadas pelos ônibus da ilha, que instalarão transbikes, caso alguém não consiga chegar à próxima estação pedalando. Assim como as estações, todo o material utilizado na sinalização do projeto será feito com madeiras plásticas, que não agridem o meio ambiente.

“A ação vai incentivar a ciclomobilidade e melhorar a qualidade de vida dos moradores e turistas, que é um grande objetivo nosso”, afirma o administrador da Ilha, Reginaldo Valença Jr. Os ciclistas que não quiserem pedalar apenas pelas vias principais da ilha terão a possibilidade de escolher uma das bicitrilhas que serão criadas para os ciclistas. Esses locais serão sinalizados e ranqueados de acordo com a dificuldade, a distância e a localização. Sendo assim, as pessoas poderão escolher o grau de dificuldade e a distância que querem percorrer.



Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem