Turismo discute mão-de-obra e capacitação profissional

Em reunião na feira da Abav, em São Paulo, representantes do setor buscam estratégias para definir políticas públicas para o desenvolvimento do turismo

Os coordenadores das câmaras temáticas do Conselho Nacional de Turismo (CNT) estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (6), na Feira das Américas, em São Paulo, para formatar uma pauta de prioridades do CNT, na busca de ações estratégicas para definir políticas públicas para o desenvolvimento do turismo.
O secretário nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Vinícius Lummertz, conduziu a reunião. Um dos temas prioritários foi a flexibilização da mão-de-obra do setor, com a possibilidade da criação de um formato de trabalho que se encaixe na situação de sazonalidade do turismo. O CNT deverá levar a questão ao ministro do trabalho, Manoel Dias.
O segundo tema abordado foi a formulação de um documento que fixe a responsabilidade compartilhada de agências, operadoras e hotéis junto ao código do consumidor. Os representantes das entidades que integram o CNT pedem ainda uma redefinição das políticas públicas de incentivo à capacitação profissional, em um modelo que atenda a necessidades específicas dos profissionais. “Precisamos avançar e dar continuidade às ações para promover o desenvolvimento e a competitividade do turismo de uma forma concreta”, ressaltou Lummertz.
Os assuntos serão encaminhados à próxima reunião do conselho em outubro. O Conselho Nacional de Turismo é um órgão colegiado com a atribuição de assessorar o ministro de Estado do Turismo na formulação e a aplicação da Política Nacional de Turismo. Ele é formado por representantes do governo federal e de diversos segmentos do turismo. São 71 conselheiros de instituições públicas e entidades privadas do setor. Já as câmaras temáticas são agrupamentos de instituições que compõem o Conselho Nacional de Turismo, com o objetivo de identificar e discutir assuntos específicos capazes de impactarem na consecução da Política Nacional do Turismo.
Além dos representantes do MTur, a reunião das câmaras temáticas contou ainda com a presença de representantes do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat); da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA); da Confederação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux (CBC&CB); da Associação Brasileira de Turismo das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta); e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh).
Rolar para cima