ABAV 2013: autoridades se reúnem em plenária e discutem união entre governo e iniciativa privada

Sob a moderação de Luiz Carlos Barbosa, sócio-diretor da LCB Consultoria e ex-diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a palestra “Competitividade e qualidade do turismo” foi realizada ontem (5), na Vila do Saber, durante a 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas.

Com a presença de Flávio Dino, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Valter Patriani, superintendente da CVC, e Roberto Rotter, presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), o evento abordou a questão das diárias dos hotéis durante a Copa do Mundo de 2014 e a controvérsia existente entre o governo e empresários do setor de viagens e turismo, com o objetivo de definir alguns pontos que devem ser trabalhados em conjunto.

Dentre os tópicos debatidos no encontro destacam-se a questão da desoneração fiscal, cobrança da taxa referente ao combustível das aeronaves e a necessidade de uma regulamentação trabalhista mais adequada, tendo em vista a grande sazonalidade do setor. 

Na oportunidade, Flávio Dino afirmou que a Embratur deve ficar encarregada também da publicidade do mercado doméstico, fator que mudaria, inclusive, o conceito do órgão, o qual, atualmente, é responsável por atrair turistas do exterior. 

Ao final do evento, Ana Carolina Medeiros, vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV, ressaltou o importante papel desempenhado pela entidade, sobretudo durante a feira, que reúne todos os segmentos que compõem a cadeia produtiva do setor.