Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Sergio Pasqualin é reeleito presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo

Sergio Medina Pasqualin                                                                                          

Cerimônia de posse comemorou 10 anos da Entidade e Dia do Profissional de Eventos na Assembleia Legislativa

 

A Academia Brasileira de Eventos e Turismo empossou, no último dia 25, sua nova diretoria para o biênio 2016/2017, além de receber cinco novos Acadêmicos, profissionais dos setores de Eventos e Turismo, em cerimônia na Assembleia Legislativa, em São Paulo. O encontro teve a participação de cerca de 250 representantes de empresas e entidades ligadas aos setores de eventos e turismo, além de autoridades políticas, como os deputados Célia Leão (Estadual) e Herculano Passos (Federal), além de Daniele Julião, Conselheira do Conturesp – Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Rogério Hamam (PRB) e Walter Ferreira, assessor da presidência da Embratur.

Sergio Medina Pasqualin foi reeleito presidente da Academia, junto com Ibrahim Georges Tahtouh (IT Mice), na vice-presidência. Para a diretoria, assumem por mais um mandato Elza Tsumori (Casa Barcelona), como diretora financeira, e Antônia Marisa Canton (Canton Eventos), Carlos Romano Pansera (Promovisão), Sergio Junqueira Arantes (Eventos Expo Editora), Toni de Oliveira Sando (São Paulo Convention & Visitors Bureau) como diretores.

“A cerimônia na Assembleia Legislativa teve um perfil diferenciado de comemorações no nosso setor. A Academia foi recebida no plenário principal, Juscelino Kubischek, por parlamentares que conhecem o setor de Eventos e Turismo, representam o nosso mercado nas respectivas ‘casas do povo’, Assembleia e Câmara dos Deputados, entendendo o grande potencial a ser desenvolvido na economia do nosso pais”, comemora Pasqualin.

Para a diretoria Norte e Nordeste, assume novamente Enid Câmara (Prática Eventos) e, para a Diretoria Sudeste, Anita Pires (Pires & Associados). O Conselho Fiscal ficou composto por Goiaci Alves Guimarães (Rextur Advance), Eduardo Sanovicz (ABEAR) e José Augusto de Oliveira (Publistand) como efetivos, além de Norton Lenhart (Sindicato Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Porto Alegre) e José Estêvão Cocco (J.Cocco) como suplentes.

Para o quadro de Acadêmicos, Toni Sando, assumiu a cadeira número 22, de Lemos Brito, falecido em 2015. “Cheguei à conclusão que a imortalidade se resume a ser lembrado. Qual mensagem deixaremos? Por qual fase seremos lembrado? É uma honra participar desta Academia de realizadores. Sinto que hoje, aos 54 anos, estou apenas começando. Somos mortais mas podemos nos imortalizar na memória daqueles com quem compartilhamos a vida”, afirmou o presidente do SPC&VB, que recebeu o colar de Acadêmico das mãos da filha de Lemos Brito, Andréa.

Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), também assumiu a cadeira 38, com realizações apresentadas por Anita Pires. “Nosso país vive dias conturbados, com perspectivas não muito animadoras, mas o turismo conta com inúmeras possibilidades, organizações como a Academia tem a responsabilidade de contribuir com sugestões, indicar caminhos, para engrandecer nosso campo de trabalho, gerar riqueza e desenvolvimento”, enfatizou Sampaio.

Erica Drumond, CEO do Vert Hotéis, é a mais nova Acadêmica da cadeira 39. “Onde tem riqueza, chega mais riqueza,  onde tem pobreza, chega mais pobreza e nada mais grandioso que o Turismo pra mostrar nossa riqueza”.

Virgílio Nelson Carvalho, professor e consultor em hotelaria e turismo, foi recebido para a cadeira 40. “Quero agradecer a todos os Acadêmicos, pois graças aos seus votos de confiança posso compartilhar esta emoção de ser ‘imortal’, que é ser capaz de ter muitos amigos e enfrentar as dificuldades”.

Luiz da Gama Mor, vice-presidente da TAP, acadêmico internacional, assumiu oficialmente a cadeira 06, com apresentação feita por Eduardo Sanovicz. “O Brasil passa por um momento complicado e está perdendo oportunidades nessa atividade que gera empregos. O mundo procura novos destinos turísticos, em especial em função das crises, e o Brasil não está aproveitando essa oportunidade. O Turismo necessita de um planejamento de médio e longo prazo”, pontuou Mor.

A cerimônia também comemorou os 10 anos da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, lembrando fatos e conquistas da Entidade, como o Dia do Profissional de Eventos (30 de abril) – também comemorado no encontro – e o sucesso do Projeto Educacional, um programa inédito no país que contempla etapas de estágios e visitas técnicas internacionais e que já qualificou duas turmas de universitários para os mercados de Feiras e Eventos em São Paulo.

“Somos grandes aventureiros, porque fizemos escolhas pra chegar a este mercado tão amplo e segmentado, criamos oportunidades e mostramos caminhos. Temos hoje um mercado de profissionais de eventos,  de expressão internacional,  e um mercado local competente, diversificado e inspirador na  sua diferenciada atuação. É com muito prazer que, ao lado de tantos profissionais ilustres, eu possa  expressar  felicitações e parabéns a todos profissionais do setor,  professores e professoras, pelo Dia do Profissional de Eventos, cuja atuação nos orgulha, e nos estimula sempre a novos desafios”, afirmou a diretora da Academia, Marisa Canton, em seu discurso.

A cerimônia da Academia teve ainda a participação das crianças da  Associação de Amparo ao Menor Casa do Tiaminho, que emocionaram o público cantando o Hino Nacional. “De muitas sessões que fiz e participei aqui, esta é uma das mais emocionantes. A partir de hoje esta assembleia terá uma nova história”, complementou a Deputada Célia Leão.

Iniciativa inédita no Brasil, a Academia Brasileira de Eventos e Turismo foi inaugurada em fevereiro 2006, trazendo ações para a implementação  e crescimento do setor nacional e internacionalmente. À semelhança de outras Academias no Brasil e no mundo, seu quadro é constituído por um Colégio Acadêmico atualmente composto por 40 profissionais, representantes notórios de todos os segmentos que compõem a cadeia produtiva dos setores dos Eventos e Turismo. Outros detalhes: www.academiaeventosturismo.org.br

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem