Seleção Suíça monta operação contra o calor

Exiba IMG_4918.JPG na apresentação de slides

Preocupada com a adaptação ao calor, a Seleção da Suíça começou a monitorar a perda de peso de cada jogador durante os treinos e vai usar uma solução com sódio para hidratá-los antes e depois das partidas. “O importante é que eles fiquem estáveis durante o jogo”, disse o fisiologista Markus Tschopp em entrevista concedida hoje no Media Center Internacional montado no Porto Seguro Praia Resort, na praia de Curuípe. “Em Manaus, um jogador pode perder até 6 quilos”, informa.

Tschopp afirmou que a avaliação dos efeitos do calor foi iniciada ontem, logo depois do treinamento realizado no Estádio Municipal de Porto Seguro. “Cada jogador tem uma reação diferente, mas a perda de peso ficou entre 1 e 2 quilos”.

A Suíça vai enfrentar condições distintas na primeira fase da Copa do Mundo. Jogará em Salvador, à beira-mar, depois vai se apresentar no ar seco de Brasília e fecha sua participação na temida umidade de Manaus. Tschopp considerou uma vantagem a ordem das partidas, que permitirá uma adaptação gradual antes do maior desafio. “Ainda bem que o terceiro jogo é em Manaus”.

Embora tenha expressado também preocupação com a umidade de Manaus, o zagueiro Philippe Senderos, outro participante da coletiva no Porto Seguro Praia Resort, destacou a importância da preparação mental. “Quero dar 100% pela seleção. A coisa mais importante agora é se concentrar”, disse Senderos, que acabou de se transferir do Valencia, da Espanha, para o Aston Villa, da Inglaterra.

Um dos mais experientes da seleção, o zagueiro de 29 anos participou das Copas de 2006 e 2010, quando a Suíça mostrou pouco poder ofensivo. “Hoje fazemos muito mais gols, mas precisamos recordar dos sucessos do passado”, disse. “Precisamos manter a solidez da defesa agora que temos jogadores com muito mais força no último terço do campo. Vamos criar problemas para os adversários”.

Terceiro participante da coletiva, o zagueiro Michael Lang falou da boa impressão causada por Porto Seguro. “Tinha muita gente ontem no treinamento aberto. A energia era muito boa”, disse Lang, de 23 anos, zagueiro do Grasshopper, da Suíça.  

  

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!