Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

SECRETÁRIOS ESTADUAIS DE TURISMO DISCUTEM OLIMPÍADA EM FÓRUM NACIONAL

Durante o encontro, participantes defendem a parceria entre estados e iniciativa privada para construção de instrumentos de estímulo do turismo no Brasil

Sérgio Flores e convidados em reunião na 83ª Fornatur.

A cidade turística de Canela, no Rio Grande do Sul, recebeu nesta sexta-feira (06), a 83ª Reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). O evento, que acontece paralelamente à 27ª edição do Festival de Turismo de Gramado, debateu as ações promocionais dos estados antes e durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, e o Programa de Regionalização do Turismo.

O encontro de dirigentes estaduais é realizado periodicamente para incrementar o desenvolvimento do setor, estimular o empreendedorismo e aumentar o fluxo de visitantes no País. Além da Olimpíada e da regionalização, também entrou na pauta do encontro em Canela a proposta de uma instituição de Câmara Técnica para tratar de convênio entre o Fornatur e as companhias aéreas para transporte de material promocional em feiras e eventos nacionais e internacionais.

Representada pelo diretor de Marketing, Sérgio Flores, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) se comprometeu a apresentar, na próxima reunião do fórum, prevista para dezembro, um posicionamento do governo federal sobre a definição de espaço físico para os estados divulgarem seus produtos e destinos durante a Olimpíada.

“A Embratur está em contato com a Apex-Brasil, por exemplo, para alinhamento e melhor promover o Brasil como sede de grandes eventos. O público que vem acompanhar os Jogos, principalmente a imprensa, precisa ser muito bem recepcionado para vivenciar o que o País tem de melhor”, disse o diretor de Marketing.

Durante a reunião, o presidente da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Eduardo Sanovicz, apresentou um estudo que busca subsídios para redução do ICMS do combustível de aviação nos Estados. Segundo Sanovicz, o combustível custa 50% a mais do que a média internacional no Brasil. “Em algumas cidades, o preço do querosene chega ser três vezes maior que internacional”, disse ele.

De acordo com a ABEAR, de agosto de 2014 a agosto deste ano, o número de passageiros aumentou 3,08% nos voos domésticos e 16,14% nos internacionais. Na mesma comparação, a ocupação subiu 0,71 ponto percentual nos voos nacionais, para 80,32%, e caiu 0,78 ponto nos internacionais, para 81,27%. O problema, segundo o setor, é o aumento de custos.

 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem