São Paulo e Lisboa são as cidades mais procuradas nos últimos 6 meses de 2023; enquanto Rio de Janeiro e Orlando foram as mais procuradas para o Carnaval


São Paulo e Lisboa são as cidades mais procuradas nos últimos 6 meses de 2023; enquanto Rio de Janeiro e Orlando foram as mais procuradas para o Carnaval

O levantamento de amostragem do 2º semestre de 2023 com as agências associadas da ABAV Nacional apontou destinos mais procurados para as férias de Janeiro, Carnaval e o feriado da Páscoa A ABAV Nacional, realizou um levantamento de amostragem do desempenho do agenciamento com seus associados referente ao último semestre de 2023. 

Nos últimos 6 meses de 2023, São Paulo foi a cidade nacional mais procurada pelo consumidor final junto ao Sistema ABAV, seguida por Rio de Janeiro, Gramado e Fortaleza.

No mesmo período, a procura internacional foi liderada por Lisboa, seguida por Paris, Roma e Orlando. 

Os respondentes também apontaram as preferências de quem buscou viagens para as férias de janeiro. Entre as cidades nacionais mais procuradas estão em ordem decrescente Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto de Galinhas, Salvador, Florianópolis, Maceió e Gramado. Nas internacionais, as mais buscadas foram Orlando, Roma, Paris e Aspen, entre outras.

Já para o período do Carnaval, a liderança é ocupada pela cidade do Rio de Janeiro, seguida por Salvador, Recife, Fortaleza  e São Paulo. Nos destinos internacionais Orlando lidera, seguida por Punta Del Este, Bariloche, Barcelona e Cartagena.

E para o feriado da Páscoa, Gramado foi a cidade mais procurada, seguida por Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Salvador. Enquanto Buenos Aires, Mendoza, Orlando e Paris foram as cidades internacionais mais citadas.

No último semestre, 67,9% das agências tiveram aumento em seu faturamento em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A alta do preço das passagens aéreas foi um dos maiores desafios de vendas apontado por 84,5% dos respondentes, e entre 46,4% deles a solução encontrada foi a alteração de destino.

Sobre a ABAV Nacional

A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é reconhecida como uma das principais entidades de Turismo do Brasil. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953, possui crescente força política e sua base é composta por mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país.

A entidade tem entre seus objetivos difundir a educação através do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), com promoção de cursos, palestras, estudos e na gestão e curadoria da área educacional da ABAV Expo, a ABAV Talks. 

Redes Sociais & Newsletter

A ABAV Nacional está presente no Instagram, Twitter, YouTube, Facebook, LinkedIn e TikTok e usa a #abavnacional

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!