Resgate de passagens atinge recorde em 2023 com 5,8 milhões de brasileiros voando pagando apenas a taxa de embarque, aponta LATAM Pass

Número registrado em 2023 é 7% superior ao recorde anterior de 2019, quando 5,4 milhões de passagens aéreas foram resgatadas com pontos

84% das passagens resgatadas foram para voos domésticos, com São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília como os destinos mais buscados, e 16% para internacionais, com Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina) e Miami (Estados Unidos) no topo da lista

Crescimento reflete alta demanda por viagens aéreas, maior familiaridade dos brasileiros com programas de fidelidade e valores de resgate competitivos do LATAM Pass

 A alta demanda por viagens aéreas somada à maior familiaridade dos brasileiros com os programas de fidelidade conduziram o LATAM Pass, quarto maior programa de fidelidade do mundo em número de clientes, a registrar um patamar histórico no número de passagens resgatadas com pontos em 2023. De janeiro a dezembro, foram mais de 5,8 milhões de brasileiros que embarcaram em voos domésticos e internacionais da companhia pagando apenas a taxa de embarque. O número registrado em 2023 é 7% superior ao recorde anterior de 2019, quando 5,4 milhões de passagens aéreas foram resgatadas com pontos.

O levantamento mostra que 84% das passagens resgatadas no último ano foram para voos domésticos e 16% para internacionais. Na comparação com 2022, a quantidade de passagens resgatadas cresceu 17%, quando foram resgatadas 5,03 milhões de passagens. Em 2023 houve aumento expressivo de 70% na quantidade de bilhetes para voos internacionais adquiridos com pontos, enquanto os voos domésticos registraram alta de 10%.

“Estamos ampliando o acesso do brasileiro ao avião graças a um programa de fidelidade robusto que oferece todos os assentos comercializados pela LATAM em pontos. Atribuo o crescimento dos resgates a três fatores: à natural demanda por viagens aéreas em 2023, à maior familiaridade dos brasileiros com os programas de fidelidade graças ao aumento das possibilidades de acúmulo de pontos, seja em uma simples ida ao supermercado com cartão de crédito ou na compra de um produto com varejista parceiro, e pelo valor competitivo de resgate que o LATAM Pass oferece”explica Martin Holdschmidt, diretor geral do LATAM Pass no Brasil.

MAIS DE 1,9 MILHÃO DE PASSAGENS RESGATADAS POR MENOS DE 10 MIL PONTOS

O levantamento do LATAM Pass também mostra a competitividade do programa de fidelidade em valores de resgates oferecidos aos passageiros. Do total de 5,8 milhões de brasileiros que embarcaram com pontos em 2023, 34% resgataram passagens por até 10 mil pontos LATAM Pass. Para acumular esse valor em pontos, o cliente pode realizar suas compras no dia a dia utilizando o cartão de crédito LATAM Pass Itaú, comprar produtos pelo Shopping LATAM Pass, que recompensa com pontos um catálogo de mais de 200 mil produtos de parceiros varejistas para compras em dinheiro, ou assinando o Clube LATAM Pass, um produto contratado por assinatura mensal, em que o cliente recebe benefícios exclusivos, como a garantia de uma quantidade de pontos mensalmente a depender do plano escolhido por ele.

DESTINOS MAIS RESGATADOS PELOS VIAJANTES COM PONTOS

Do total de 5,8 milhões de passagens resgatadas em 2023, a lista de destinos nacionais mais buscados, em ordem de preferência, foi: São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Brasília, Porto Alegre, Fortaleza, Curitiba, Salvador, Belo Horizonte, Florianópolis e Goiânia. Para fora do Brasil, os mais resgatados foram Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina), Miami (Estados Unidos), Lisboa (Portugal), Nova Iorque e Orlando (Estados Unidos), Lima (Peru), Montevidéu (Uruguai), Londres (Inglaterra) e Paris (França), nesta ordem.

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.


O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.


LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!