Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

PROFISSIONAIS DA COSTA RICA CHEGAM AO BRASIL PARA APRESENTAR PRÁTICAS QUE FAZEM DO PAÍS UM DESTINO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL

Terceira edição do evento, realizado por Santander e Sebrae, alcançará São Paulo, Brasília e Salvador

O Sebrae e o Grupo Santander Brasil realizam, juntos, em abril, a terceira edição do seminário “O Desenvolvimento Sustentável do Turismo”, que nos dois últimos anos reuniu autoridades e empresários do segmento para trocar informações e compartilhar experiências de sucesso. Desta vez, os especialistas vão discutir e apresentar o caso da Costa Rica, considerado um dos países mais avançados no que tange ao turismo sustentável.

Em 5 de abril, o evento acontece das 9h às 17h em São Paulo, na sede do Santander (Av. Presidente Juscelino Kubitscheck, 2235, Vila Olímpia); no dia 7, mesmo horário, é a vez de Brasília, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães (SDS – Eixo Monumental, Lote 5, Ala Oeste); e dois dias depois, a programação se repete em Salvador, que recebe os palestrantes no Auditório Orlando Moscozo (R. Horácio Cezar, 64, Dois de Julho, Ed. Sebrae Bahia).

“A indústria do turismo é hoje um dos maiores geradores de receitas e empregos no mundo. Se considerarmos todos os atributos culturais, ambientais e geográficos que temos no Brasil e a complexa cadeia de valor que envolve, o potencial de crescimento do setor é enorme, sobretudo com os eventos da Copa do Mundo e Olimpíadas pela frente”, diz Júlio Bin, superintendente de Negócios Sustentáveis do Santander e responsável pelo programa Santander Turismo Sustentável. “É uma hora mais do que oportuna para pensarmos na sustentabilidade dessa indústria. No nosso ponto de vista, esse crescimento pode ser sustentável , minimizando os impactos ambientais, preservando as tradições e culturas, e beneficiando as comunidades locais dos destinos turísticos”.

No seminário, os convidados vão conhecer as experiências praticadas pela Costa Rica que a elevaram à condição melhor destino sustentável internacional e local mais visitado na América Central. Para chegar a essa posição, o país desenvolveu um sistema de certificação que abrange toda a cadeia de valor do Turismo e trata de aspectos ambientais e sociais; definiu 23% do seu território como área de proteção ambiental; e se prepara para compensar todas as suas emissões de carbono até 2021.

“Temos muito a aprender com a historia de sucesso da Costa Rica tanto do ponto de vista de negócios como de sustentabilidade. Os seminários trazem a possibilidade de interação e troca de experiências com empresários e profissionais que implementaram a gestão e práticas sustentáveis em suas operações”, finaliza o executivo do Santander

Para Ricardo Guedes, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo, Comércio Varejista e Serviços do Sebrae, o Brasil tem apresentado um forte crescimento no turismo de natureza, ecológico e de aventura. Esses segmentos dependem basicamente da sustentabilidade e de políticas ambientais, já que o ecossistema é o seu insumo principal. “A certificação contribui diretamente para a garantia da preservação desse insumo, permitindo ao turista desfrutar desses serviços de forma segura e responsável. As micro e pequenas empresas são a grande maioria das empresas envolvidas em todos os segmentos do turismo, o que faz com que o Sebrae organize, em parceria com o Santander, esses seminários. Eles contribuem para a memória e aperfeiçoamento do setor, como um todo”, diz.
Os painéis terão palestrantes reconhecidos em nível mundial como Ana Baez, da Costa Rica, premiada internacionalmente no setor e envolvida em projetos no Brasil, Honduras, Guatemala, Cuba, entre outros; Ronald Sanabria, vice-presidente de Turismo Sustentável da Rain Forest Alliance; Alex Khajavi, fundador da NatureAir, primeira empresa aérea a compensar todas as suas emissões; Patrícia Forero, do departamento de pesquisa da Horizontes Nature Tours; e Glenn Jampol, professor da Universidade de Nova York, mestre em estudos ambientais e fundador do primeiro hotel boutique da Costa Rica.

O primeiro seminário sobre Turismo Sustentável empreendido por Santander e Sebrae aconteceu em 2008 e abordou o caso da Nova Zelândia. No ano passado, a segunda edição teve como tema as experiências da África do Sul. Como resultado desse ultimo evento foi formatada a Missão África do Sul Copa 2010, que levou uma comitiva de autoridades e empresários do Turismo nacional para conhecer de perto a preparação do país africano para a Copa do Mundo.

O evento, desta vez, tem apoio da embaixada Costa Rica, Rainforest Alliance, Planeta Sustentável e Ministério do Turismo. A produção é da Móbile e Anne Felicity Taylor.

Serviço
III Seminário: “O Desenvolvimento Sustentável do Turismo – Caso Costa Rica”

São Paulo
Data: 5 de abril de 2010
Horário: 8h30 às 17h00
Local: Auditório do Grupo Santander – Avenida Juscelino Kubitscheck, 2235 – Vila Olímpia
Informações: http://seminarioturismosustentavel.blogspot.com/
Inscrições gratuitas: [email protected]

Brasília
Data: 7 de abril de 2010
Horário: 8h30 às 17h00
Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães – SDS Eixo Monumental, Lote 5, Ala Oeste
Informações: http://seminarioturismosustentavel.blogspot.com/
Inscrições gratuitas: [email protected]
Telefone: 0800 5700800

Salvador
Data: 9 de abril de 2010
Horário: 8h30 às 17h00
Local: Auditório Orlando Moscozo – Rua Horácio Cezar, 64, Dois de Julho, Ed. Sebrae Bahia
Informações: http://seminarioturismosustentavel.blogspot.com/
Inscrições gratuitas: [email protected]

Boa Viagem