Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos aposta na retomada do turismo baiano

Presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos
Presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos

 

Recém eleito para a presidência da ABIH-BA, o hoteleiro Glicério Lemos, que assumiu a entidade em primeiro de janeiro deste ano, aposta na retomada do turismo baiano aos primeiros lugares que sempre ocupou. Em suas primeiras ações, Glicério pretende dar continuidade aos trabalhos de seu antecessor, o hoteleiro José Manoel Garrido.Ele recebeu esta jornalista para um bate papo em seu hotel Monte Pascoal, em Salvador e falou do turismo baiano. “Hoje Salvador apresenta uma expectativa bastante positiva para a alta temporada. No ano novo já atingimos a taxa de ocupação de 95%”, disse ele.  Segundo Glicério, a desvalorização do real colaborou para o crescimento do turismo interno e isso foi sentido já no ano novo. Para este mês , a procura cresceu e foi sentida nas reservas e para o carnaval já há hotéis lotados, ressaltou.

Salvador já esteve numa situação dificil e já está se recuperando, disse Glicério. Hoje a entidade conta com um pouco mais de 400 associados, mas a meta é dobrar ou atingir cerca de 600 associados até o final do mandato, frisou Glicério Lemos . Uma das bandeiras da ABIH-BA, é fortalecer parcerias junto ao governo do Estado com a prefeitura de Salvador para promover ações que coloque a Bahia em lugares que sempre esteve, inclusive na promoção e marketing. Segundo Glicério, a ABIH-BA quer liderar o processo com representante municipal e estadual unidos para promover grandes ações junto com o trade em prol do turismo baiano.

Glicério explicou que a exemplo do Rio de Janeiro que tem alta ocupação e taxa média alta, Salvador está com taxa média baixa bem como a ocupação hoteleira, e esta recuperação poderá levar anos para colocar a Bahia no lugar e empresários virem investir. ” A cidade para ser atraída por investidores , precisa primeiro ser atrativa para quem mora na cidade” , disse ele.

“Nossa meta ousada é atingir cerca de 600 associados, meta ousada, mas vamos alcançar, enfatizou. Nosso desafio é colocar Salvador  no lugar que sempre ocupou no turismo”. Um diferencial da gestão de Glicério Lemos será desenvolver projetos de acordo com as necessidades da categoria. Mas já no dia 20 deste mês se reúne com o Sebrae para elaborar um diagnóstico sobre o turismo baiano.

Outro assunto abordado foi o fechamento do Centro de Convenções da Bahia. Segundo Glicério Lemos, o Centro precisa ser reaberto em condições de funcionamento para receber os eventos e aquecer a hotelaria.  ” A cidade perdeu muito com o fechamento do Centro de Convenções, inclusive ocorrendo fechamento de alguns hotéis”, afirmou.

Salvador conta com 48 mil leitos.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem