Pontes Hotéis é oficialmente certificada em sustentabilidade

A rede Pontes Hotéis & Resorts, da qual fazem parte o Mar Hotel Conventions, Hotel Atlante Plaza e o Summerville Beach Resort, deu um importante passo em prol da melhoria contínua de suas operações. Com o intuito de manter e aprimorar a qualidade dos seus serviços e produtos, a rede hoteleira pernambucana implantou um Sistema de Gestão da Sustentabilidade (SGS), que visa à promoção de uma gestão focada nos princípios do turismo sustentável em seus empreendimentos. Como resultado dos esforços, Pontes Hotéis foi certificado na ABNT NBR 15401:2006, norma brasileira de Gestão da Sustentabilidade em Meios de Hospedagem.

 

Iniciado o processo em junho de 2013, agora, o staff dos hotéis comemora o feito de ser a primeira rede hoteleira brasileira a obter o reconhecimento e ter atendido os requisitos ambientais, sócioculturais e econômicos da norma pública registrada na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Desenvolvemos um projeto com o apoio de uma consultoria local e buscamos o envolvimento de toda a empresa, para preparação e adequação do nosso sistema de gestão aos princípios do turismo sustentável com base na norma“, conta o gerente Executivo da rede Pontes Hotéis, Sergio Marsol, que coordenou o Sistema de Gestão da Sustentabilidade. A certificação foi oficializada pela organização certificadora Instituto Falcão Bauer da Qualidade – IFBQ, credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), que finalizou a última etapa da auditoria dos três empreendimentos hoteleiros entre março e abril.

 

De acordo com a normatização, o sistema de gestão da sustentabilidade soma-se aos demais modelos estabelecidos, entre os quais estão, como principais referências, a NBR ISO 9001, que diz respeito a sistema de gestão da qualidade, e a NBR ISO 14001, referente à gestão ambiental. O processo de auditoria durou cerca de seis meses entre análise da documentação cadastral e as outras duas fases do programa de auditoria. “Para atingirmos o nosso objetivo, fomos auditados em relação a nossa política de sustentabilidade, sistema de gestão, processos, procedimentos e serviços”, explica Marsol. “O órgão certificador verificou todos os quesitos e fomos aprovados”, comemora o executivo.

 

O certificado tem validade de três anos e, durante o período de vigência, serão feitos ensaios e auditorias de manutenção. “A certificação valida a Gestão Responsável da rede com relação ao meio ambiente, desenvolvimento social, colaboradores e demais partes interessadas”, afirma o coordenador do projeto. “A partir de agora o desafio é manter, avaliar e aprimorar o Sistema de Gestão da Sustentabilidade através de programas corporativos de comunicação, capacitação e melhoria contínua de nossa infraestrutura e operação”, conclui o gerente.

 

BOAS PRÁTICAS

 

Algumas ações sustentáveis da rede, que teve o programa denominado internamente de “Pontes para o Futuro”, merecem destaque. O plano de gerenciamento de resíduos sólidos é um exemplo. Gerando envolvimento na coleta seletiva tanto dos colaboradores administrativos, quanto operacionais, em especial com treinamento de pessoal da Governança são motivos de orgulho para Pontes Hotéis. As camareiras passaram a separar o descarte orgânico do lixo seco, esse último dividido em plástico, metal e papel, para que sejam devidamente reciclados. Além desse cuidado, foi montada toda uma logística de transporte e destinação através de empresa especializada.

 

A seleção rigorosa de fornecedores, bem como a priorização de empresas que abastecem a rede hoteleira e contratação de mão de obra, locais também são aspectos que se sobressaem na política de sustentabilidade da rede pernambucana. O incentivo interno ao trabalho voluntário em uma das instituições beneficentes parceiras também é pregado pelo departamento de Recursos Humanos, que garante um dia de trabalho profissional ser trocado por um dia de auxílio em uma das ONGs que a rede apoia. Casa da Esperança, Lar de Clara e Amigos do Bem são organizações beneficiadas que podem receber ajuda dos colaboradores da rede nesse esquema.

 

Serviço:

 

Pontes Hotéis & Resorts

http://www.ponteshoteis.com.br/

 

Mar Hotel Conventions

Endereço: Rua Barão de Souza Leão, 451 – Boa Viagem – Recife (PE)

http://www.marhotel.com.br    

 

Hotel Atlante Plaza

Endereço: Av. Boa Viagem, 5426, Boa Viagem – Recife (PE)

http://www.atlanteplaza.com.br     

 

Summerville Beach Resort

Endereço: PE-09, Acesso Muro Alto S/N. Praia de Muro Alto – Porto de Galinhas (PE)

http://www.summervilleresort.com.br  

 

Central de Reservas: (81) 3302.4446

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!