Piauí aporta em Lisboa com o Showcase Piauí – Portugal 2023  

O Piauí, considerado o coração do Nordeste brasileiro, aporta em Lisboa com o projeto “Showcase Piauí – Portugal 2023”, a iniciativa, organizada pelo Sebrae Piauí (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Piauí) com co-realização da Investe Piauí Governo do Estado, tem como objetivo promover  todas as potencialidades do destino turístico junto à imprensa e ao trade português e para isso varias atividades estão planejadas

Ao longo destes dias, o Estado do Piauí e uma missão comercial de 15 empresários piauienses divulgarão o destino turístico à imprensa e trade português, com o objetivo de posicionar-se como uma escolha atrativa para os turistas portugueses.  

A iniciativa é complementada com dois cookings shows com os Chefs Marcio Leandro Ricci e Daniela Lima Castello Branco no Time Out Market para apresentar e degustar o melhor da gastronomia piauiense, além do Seminário de Turismo, com o lançamento do Piauí com “Destino do Ano da VBRATA em Portugal”. Durante o Seminário, além das atrações turísticas, foi realizado um workshop entre operadores de turismo portugueses e fornecedores do Piauí.

Entre 01 e 30 de novembro a nova campanha turística no mercado português “Bora ali, no Piauí?” está presente nos meios digitais.

Conhecido pela sua diversidade cultural, beleza natural e calor humano, o Piauí oferece turismo de sol e praia, de natureza e cultural, complementado pelas suas tradições únicas, paisagens e experiências inesquecíveis.  

Conjuntamente com o Maranhão e o Ceará, o estado do Piauí integra a conhecida Rota das Emoções, na qual se destacam as atrações Delta do Parnaíba, Jericoacoara e Lençóis Maranhenses.  

A cultura do Piauí é reveladora de uma forte influência indígena, africana e portuguesa, que resulta numa herança cultural única. Na gastronomia do estado, destacam-se pratos à base de carne de sol e peixes dos rios, como a famosa “Carne de Sol com Macaxeira”, mas também pratos à base de peixes e frutos do mar, como as caldeiradas de camarão e torta de caranguejo.

Um passeio no Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas, a cidade de Ilha Grande, as praias de Luís Correia com os mais diversos desportos náuticos, a antiga vila de pescadores em Barra Grande, os tons cristalinos das águas da praia da Barrinha são alguns dos muitos atrativos que o turista pode desfrutar no Piauí.  

No Piauí, encontra-se também o maior complexo de sítios arqueológicos das Américas: o Parque Nacional da Serra da Capivara. Declarado em 1991 como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, a sua herança remonta aos tempos pré-históricos com pinturas e gravuras rupestres, sítios funerários e arqueo-palentológicos, entre outros.  

Nos últimos anos, Portugal tem se posicionado entre os 5 principais mercados emissores para o Piauí, conjuntamente com os EUA, Alemanha, Suíça e Reino Unido, segundo dados da Embratur. Contudo, o objetivo do SEBRAE/PI é fomentar o desenvolvimento sustentável deste fluxo turístico.  

Esta iniciativa pretende impulsionar o desenvolvimento económico e turístico do Piauí, através de ações de promoção e parcerias estratégicas que fortaleçam o intercâmbio de relações comerciais, o conhecimento e os laços culturais entre o Piauí e Portugal, explorando as oportunidades de negócios e tornar o destino mais atrativo para o mercado português.

Trazemos o destino Piauí a Portugal, não só no que se refere a atrativos turísticos, mas também às potencialidades do agronegócio, como mel, castanha e alimentos, e do artesanato em cerâmica e opalas.


Queremos o olhar de Portugal, que é um dos maiores mercados emissores de turistas e tem grandes investidores para as riquezas do nosso Estado. Com esta ação, esperamos gerar negócios, contribuindo para o avanço dos pequenos negócios e para o desenvolvimento económico e social do Piauí”, destaca Júlio César Lima Filho, diretor superintendente do Sebrae no Piauí.

A iniciativa teve ainda o apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Piauí e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a organização e promoção da Visit Brazil Travel Association (VBRATA).

Para mais informações, visite www.vbrata.org/piauiu-pt e para fotos, conteúdos e informações para a imprensa entre em contato com a VBRATA.

Pedra Furada – Parque Nacional da Serra da Capivara

Foto: André Pessoa


Kitesurf em Luís Correia no litoral do Piauí

Foto: MTUR

O Beijo – Arte Rupestre no Parque Nacional Serra da Capivara



Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!