Perfis de Viajantes: quem são?
Como vivem? O que querem?

O agente de viagens faz diariamente a ponte entre o que se deseja em uma viagem e o que existe, considerado sempre o custo-benefício.

É um trabalho que exige mais que técnica em formatação de itinerários, envolve também o olhar observador de um psicólogo em cena terapêutica, e até a abordagem de um professor em sala de aula quando ajuda estudantes a identificarem suas preferências nas áreas do conhecimento.

Não estamos exagerando.

Por essas e outras, pesquisadores de todo o mundo uniram metodologia de pesquisa científica ao universo dos viajantes e identificaram quais experiências eles buscam, considerando seus valores e motivadores, e os classificaram por nomenclaturas que identificam o seu perfil de viajante.

Isso também com o intuito de ajudar destinos e serviços de turismo a construir itinerários e experiências que sejam atrativos para eles, e alimentar  algoritmos para entregar aos usuários da internet aquilo que buscam com maior rapidez e eficiência.

Para facilitar a sua vida, agente de viagens ABAV, trouxemos tanto links para pesquisas sobre o tema, quanto alguns tipos de viajantes já identificados por elas, alguns adequados por quem tem experiência na área aqui no Brasil:

Explorador Cultural: que adora uma imersão na história, cultura e hábitos locais.

Espírito Livre: quer aquele tempo extra e dicas únicas para explorar os lugares do seu jeito, prefere ambientes urbanos!

Explorador Raiz: busca sempre uma aventura leve em meio aos ambientes naturais dos lugares para onde viaja, pode ser maratona, surf, rafting, trilha, cavalgada, patinação no gelo até ski e snowboard!

Rejuvenescedor: viagens são oportunidades de desconectar de tudo e de conexão consigo mesmo, procura lugares calmos e afastados para curtir o silêncio.

Adrenalina na veia: quer conhecer todas as opções de parques temáticos e atrações possíveis de serem visitadas e usa todo o tempo de viagem para se divertir, seja com personagens que ama ou montanhas russas. Às vezes precisa tirar férias das férias para descansar!

Um passageiro pode até se encaixar em mais que um perfil em uma mesma viagem, ou mudar de perfil de acordo com o destino!

O Canadá já estimulou desde pequenos a grandes negócios do turismo a se adequarem aos perfis de viajantes e criou até ferramentas que os ajudam a fazer essa transformação. Veja mais aqui.

Algumas pesquisas publicadas sobre perfis de viajantes:

Research Gate

Amadeus

Science Direct 

Relatório Elo

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.