Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Parada Gay promete atrair milhares de turistas para São Paulo

Em 2010, Parada do Orgulho LGBT reuniu cerca de 400 mil pessoas de fora da cidade;

SPTuris traz jornalistas estrangeiros dentro do programa São Paulo Meu Destino LGBT

Milhões de pessoas estiveram na Parada em 2010. Foto: José Cordeiro/SPTuris.

No dia 26 de junho, São Paulo recebe a 15ª edição da maior Parada do Orgulho LGBT do mundo. Só no ano passado, o evento reuniu mais de três milhões de pessoas na Avenida Paulista, de acordo com a organização. Segundo o Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris), cerca de 400 mil eram não residentes na capital.

O estudo realizado pelo Observatório mostra ainda que 60,7% desses visitantes eram homens; 48% tinham entre 18 e 24 anos; 43,7% possuíam o ensino médio completo e 39,1% eram assalariados.

A maior parte dos turistas era formada por brasileiros, vindos principalmente do interior e litoral de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Entre os estrangeiros, as principais procedências eram Estados Unidos, Uruguai, Inglaterra e França. Durante a pesquisa, os participantes ainda revelaram que, entre os motivos da viagem, estão: diversão, curiosidade, militância e prestigio.

Confira mais detalhes do perfil dos turistas que compareceram a Parada LGBT em 2010:

Gênero

Homem: 60,7%

Mulher: 39,3%

Idade

De 18 a 24 anos: 48,8%

De 25 a 29 anos: 17,8%

De 30 a 39 anos: 16,4%

De 40 a 49 anos: 9,7%

De 50 a 59 anos: 5,9%

60 anos ou mais: 1,4%

Renda Mensal

Até 1 SM: 6,8%

De 1 a 3 SM: 27,5%

De 3 a 5 SM: 23,7%

De 5 a 10 SM: 19,1%

De 10 a 15 SM: 11,1%

De 15 a 20 SM: 4,9%

De 20 a 25 SM: 3,2%

Acima de 25 SM: 3,7%

Instrução

Básico: 1,6%

Fundamental: 6,7%

Média: 43,7%

Superior incompleto: 20,5%

Superior completo: 23,7%

Pós-graduado: 3,8%

Ocupação

Assalariado: 39,1%

Funcionário público: 8,9%

Profissional liberal: 6,5%

Autônomo: 16,7%

Estudante: 20,7%

Empresário: 1,9%

Aposentado: 2,7%

Desempregado: 3,5%

O presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho, ressalta a importância desse público para o turismo da cidade. “Os principais destinos turísticos do mundo estão interessados neste segmento. São turistas sofisticados, apreciadores da cultura e das compras e os que mais gastam. Para que São Paulo continue sendo lembrada como a metrópole da diversidade, temos investido para atrair cada vez mais nos mais diversos públicos, qualificando profissionais e, principalmente, estimulando a efervescência cultural da cidade”, diz.

Outras atrações fazem parte do Mês do Orgulho LGBT de São Paulo. Para ver a programação, acesse www.cidadedesaopaulo.com.

Pesquisa Parada 2011

O Observatório do Turismo fará um novo levantamento na edição 2011 da Parada, que promete não apenas o diagnóstico de quantos turistas o evento vai atrair e quanto vão deixar na cidade, mas também vai traçar o perfil dos visitantes e do público em geral.

Serão 40 pesquisadores e 10 supervisores espalhados pela Avenida Paulista que aplicarão um formulário com várias questões. A novidade esse ano é que os turistas também serão perguntados se ficariam mais tempo na cidade se pudessem e, em caso positivo, que atividades gostariam de fazer.

Outra novidade é que será feita uma análise de mídias sociais – Twitter e Facebook – para todas as ocorrências relacionadas à Parada.

Os resultados devem ficar prontos duas semanas após o evento e servirão como base para projetos estratégicos e ações futuras da SPTuris.

São Paulo Meu Destino LGBT

Para divulgar a cidade e esse megaevento, a SPTuris e a Gol Linhas Aéreas Inteligentes e firmaram uma parceria para realizar mais uma edição do São Paulo Meu Destino, programa que promove a cidade para formadores e multiplicadores de opinião do exterior, como profissionais de turismo e imprensa. O foco da ação conjunta será o segmento LGBT, tendo como pano de fundo uma das maiores paradas gays do mundo.

De 23 a 26 de junho, dez jornalistas de grandes veículos da Argentina, Bolívia, Paraguai e Venezuela virão a São Paulo para cobrir um dos maiores eventos GLS do planeta e conhecerão os principais estabelecimentos gay friendly e outras particularidades culturais da capital latinoamericana da diversidade, da cultura, da gastronomia, dos negócios e do entretenimento.

“Como uma das maiores transportadoras da América Latina, a Gol tem grande satisfação de colaborar para o fortalecimento do turismo de São Paulo”, diz Claudia Pagnano, vice-presidente de Mercado da companhia.

Boa Viagem