Nova rede social busca fortalecer as mulheres para terem mais protagonismo na vida profissional e pessoal

Nova rede social busca fortalecer as mulheres para terem mais protagonismo na vida profissional e pessoal

Criada por duas irmãs pernambucanas, AUDACIOSA é um movimento de desenvolvimento pessoal feminino e possui uma plataforma tecnológica para ajuda mútua, compartilhamento de vagas, permutas, trocas de experiências, além de ser uma excelente ferramenta de recrutamento e seleção.

– Um lugar para ter a audácia de ser o que quiser. Esta é a AUDACIOSA , uma rede social criada por duas irmãs pernambucanas com objetivo de tornar mulheres CIS e trans protagonistas de suas próprias vidas, sendo quem (e quantas) elas queiram ser, desbravando mundos e ocupando lugares que disseram não ser para elas. “Esta é uma comunidade para que juntas, mulheres se desenvolvam pessoal e profissionalmente”, afirma a engenheira de software Elaine Manoelle, CEO e fundadora da rede.

Para participar da comunidade, que é exclusivamente para mulheres CIS e trans, é necessário criar um cadastro e fazer login. Conforme explica Laay, há um controle de privacidade para que cada usuária selecione o que quer compartilhar de modo privado ou público. Entretanto, a visualização dos conteúdos públicos é aberta para todos, para que principalmente recrutadores e head hunters possam realizar suas buscas por candidatas, e caso queiram focar em diversidade, filtrar por recortes sociais, como negra, LGBTQI+, periférica, trans e PCD. Por exemplo, alguém que esteja precisando de serviços de advocacia pode filtrar entre centenas de mulheres uma advogada PCD, em Recife.

A fundadora reforça que a ideia é fomentar a diversidade dentro das empresas, além de permitir que mulheres se ajudem mulheres ao comprar produtos e serviços mutuamente e ajudar pequenas empreendedoras e profissionais autônomas a crescer. “Não é apenas uma rede social, é também um banco de dados, uma espécie de catálogo de mulheres competentes e talentosas prontas para as oportunidades”.

Ao lado de sua irmã, Emilly Kamile, ela fundou a Business Woman Empire (BWE), empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de sites e lojas virtuais. AUDACIOSA é mais um de seus projetos: trata-se de um movimento de desenvolvimento pessoal feminino, com platataforma própria, onde as mulheres podem se ajudar, compartilhar dicas, vagas, cursos, trocar experiências, fazer permutas, oferecer e consumir serviços e produtos umas das outras, e muito mais. “A ideia é que a plataforma funcione para impulsionar mulheres na construção de impérios individual e coletivamente”, define a CEO.

Além do trabalho em tecnologia, Rapper desde os 15 anos, nascida e criada na periferia, Elaine responde pelo nome artístico de Lady Laay e sempre utilizou suas letras como instrumento de luta em favor das mulheres, negros, LGBTQI+, periferia e outas minorias encurraladas pelo sistema. Admiradora do movimento Capitalismo Consciente e causas sociais, sobretudo as pautas de gênero, classe e raça, Laay (como gosta de ser chamada), sempre desejou enaltecer a competência feminina em desenvolvimento de software, já que maioria das referências técnicas da área são homens. “Para as meninas que estão começando, ter referenciais e representatividade é muito importante. Foi justamente esta inquietude que alavancou a BWE e, agora, a AUDACIOSA”, diz ela.

Já Emilly Kamile, também periférica, apesar da pouca idade, já soma uma série de competências técnicas que aprendeu sozinha como autodidata. É estudante da graduação de Análise e desenvolvimento de sistemas, e além de programação, gosta também de estudar design e marketing, é apaixonada por leitura, maquiagem e quer inspirar outras garotas, sobretudo da periferia, a serem sedentas por conhecimento e a buscar seus sonhos.

A AUDACIOSA já está em funcionamento na versão web (que é responsiva e funciona perfeitamente no celular) e a previsão é que até julho seja lançado o aplicativo. Laay revela que já conta com um time de nove embaixadoras e muita produção de conteúdo na Audaciosa e em outras redes sociais, como por exemplo um canal no Youtube, para mover estruturas e despertar a audácia em mulheres e meninas no Brasil inteiro. “Eu e minha irmã somos autoras do projeto, mas não queremos construir isso sozinhas. Sabemos que quanto mais diversidade em uma equipe, mais disruptiva e representativa ela vai ser”, afirma ela.

Também nordestinas, as embaixadoras são das áreas de ciência, tecnologia e educação. “A escolha de cada uma delas é com base no quão inspiradoras essas mulheres são e no quanto, apesar de ainda anônimas, já impactam e influenciam positivamente seu redor”, conta a fundadora. São mães, filhas, netas, mulheres que o mundo precisa conhecer. Juntas vão produzir conteúdo educacional, e compartilhar suas vivências. “Queremos motivar as mulheres com cases de sucesso, e mostrar que a busca por conhecimento é o melhor caminho para sua libertação e crescimento. Vamos falar de tudo, principalmente carreira, lifestyle e dinheiro. Sim, dinheiro, pois a independência financeira pode literalmente salvar vidas, afinal muitas mulheres não conseguem se livrar de relacionamentos abusivos e violência doméstica por ainda não terem como se sustentar. E a ideia não é criar um outro estereótipo, o da mulher Audaciosa, 100% segura e subversiva. Até porque toda mulher tem inseguranças e medos. E sim mostrar que toda mulher tem uma Audaciosa dentro de si: Umas já a conhecem, outras inconscientemente a tem tolhido.” diz Elaine.

Outra estratégia de crescimento é a loja virtual que funcionará dentro da rede. “Ainda há muito a conquistar – e justamente por isso criamos esta comunidade. Queremos fazer isso juntas, sempre olhando com orgulho para o progresso, liberdade, e protagonismo que já conquistamos. Vamos usufruir disso com toda audácia e buscar por mais”, finaliza a CEO e CTO Elaine.

Identidade visual

A Audaciosa busca também quebrar os rótulos e estigmas que ainda recaem sobre o visual e comportamento das mulheres. Por isso, apesar do projeto também ter um cunho profissional, as ilustrações usadas na identidade visual não mostram apenas mulheres de terno ou roupas sociais e comportadas, mas também em trajes normais, despojados e alguns até mesmo ousados, para mostrar que as mulheres podem ser o que quiserem em sua vida pessoal, portar-se e vestir-se livremente e que isso não desabona em nada sua conduta profissional, e nem pode ser motivo para descredibilizar sua competência e foco.

A logomarca da AUDACIOSA traz uma a boca provocativa que remete à audácia de falar – algo tão simples, mas que para muitas mulheres é uma barreira. “Fazem coisas para que a gente não se coloque”, explica Laay. A borboleta azul representa a transformação, a mulher que saiu do casulo e agora voa livre e alto.

Já as ilustrações remetem a um movimento artístico e cultural das décadas de 50 e 60, inspirado no universo das histórias em quadrinhos. “O colorido e a irreverência dessas imagens tem tudo a ver com o que queremos transmitir e ainda nos faz refletir sobre as evoluções e conquistas das mulheres de lá para cá”, esclarece ela.

Outro movimento que as inspirou é o pin-up, originado na década de 40. “Para nós, as pin-ups representam bem a ousadia e a coragem que queremos despertar. Ainda nos dias de hoje há tantos tabus na vida e na liberdade das mulheres e já naquela época aquelas mulheres eram subversivas e transgressoras”.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.