Douro Film Harvest® homenageia o Brasil

O Douro Film Harvest® (DFH), que ocorrerá entre os dias 5 e 11 de setembro na região do Douro, em Portugal, anunciou na última quinta-feira, dia 30 de junho, sua terceira edição, na qual o Brasil será o país convidado. Participaram do lançamento no Caesar Park Ipanema, no Rio de Janeiro, o diretor Cacá Diegues e o ator José Wilker, além de Paula Richaid, sobrinha de Carmen Miranda, cantora homenageada no DFH. Na ocasião, também foram promovidos vinhos do Porto Cálem e o Turismo do Douro, entidade organizadora do festival.

Verdadeira plataforma cultural enoturística, o festival de cinema ocorre este ano em Alijó, Pinhão, Favaios, Vila Real, Penedono e Vila Nova de Gaia. Cacá Diegues, um dos líderes e fundadores do Cinema Novo na década de 50, é convidado de honra. Responsável por pérolas como “Joanna Francesa”, “Xica da Silva” e “Tieta do Agreste”, o diretor é homenageado na seção Tawny Tribute. O cineasta mostrou-se muito feliz com o convite e com a visita a Portugal, tendo comentado que tem muito orgulho do passado histórico do Brasil, em particular da herança da língua portuguesa.

O ator José Wilker também irá ao Douro como convidado especial. Diretor, produtor e ator, Wilker tem em seu currículo mais de 50 filmes e três prêmios Molière de Melhor Ator. Ele foi reconhecido como personalidade da década pelo Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo – CICESP.

Numa edição dedicada ao Brasil, Carmen Miranda será a principal homenageada, com uma exibição especial do filme “Alô Alô Carnaval”. A Ruby Selection, seção que destaca a riqueza e transformação proporcionadas pelo Novo Mundo nas colheitas de vinhos e filmes, vai apresentar produções brasileiras como “Cidade Baixa”, “Orfeu Negro”, “Carlota Joaquina” e “Princesa do Brasil”.

O Douro Film Harvest®, presidido por Manuel Vaz, tem direção artística do produtor e diretor Ivan Dias e conta com o apoio do Turismo de Portugal. O evento levou a Portugal, pela primeira vez, a diva Sophia Loren, entre outros grandes nomes da Sétima Arte; como a atriz Andie MacDowell, os diretores Carlos Saura e Milos Forman, e compositores e músicos, tais como Gustavo Santaolalla e Kyle Eastwood. Antonio Alaby e Edson Athayde também marcaram presença na edição de 2010.

Ao criar um nicho único no panorama internacional de cinema, o DFH propõe, simultaneamente, desfrutar a gastronomia e vinhos da região, acompanhados de um bom filme. Com um conceito original, o festival foi um dos três finalistas do Prêmio Melhor EventoPlus Cultural da Península Ibérica 2010, o único nomeado de Portugal, e reconhecido pelo Turismo de Portugal com uma menção honrosa como Evento do Ano 201

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.