Mulheres Liderando Inovação: evento apresenta oportunidades de parceria com a Finlândia


 

ApexBrasil e Business Finland realizarão seminário para conectar talentos femininos dos dois países. Evento ocorre em São Paulo, dia 21 de fevereiro. As inscrições estão abertas aqui
 

Se você é uma mulher que atua na área de inovação e tecnologia, esse encontro é para você. A Finlândia, que é um dos principais hubs de inovação do mundo, está buscando parcerias no Brasil, e essa pode ser uma oportunidade para a sua empresa.
 

Com o objetivo de promover a aproximação bilateral, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Business Finland realizarão o evento “Mulheres Liderando na Inovação”, em São Paulo, no dia 21 de fevereiro, das 18h30 às 21h30. A iniciativa busca a promoção da cooperação com foco na equidade de gênero, uma prioridade para ambas as instituições. Para participar, inscreva-se aqui. As vagas são limitadas.
 

A ideia é que o encontro seja um espaço de networking para empresárias dos dois países da área de tecnologia. Além da Business Finland e da ApexBrasil, representantes de empresas finlandesas, como a Nokia e a Metso, também estarão presentes para compartilhar suas experiências e perspectivas sobre o papel das mulheres nos diferentes setores da economia. O panorama do empreendedorismo feminino no Brasil será apresentado pela Rede Mulher Empreendedora, e a Sustainable Development & Water For All (SDW) contará sua trajetória inspiradora.
 

O evento contará com painéis para contextualizar o estado da equidade de gênero no Brasil e na Finlândia, uma sessão bate-papo entre as painelistas espaço para perguntas da audiência. O evento é destinado a talentos tecnológicos e empresariais femininos, mulheres líderes no mercado, profissionais de recursos humanos e diversidade e inclusão, fundadores de startups, empreendedores e instituições que trabalham com mulheres em tecnologia e negócios.
 

A iniciativa ocorre no âmbito do programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da ApexBrasil, que busca aproximar mais lideranças femininas às oportunidades comerciais e de investimentos internacionais. Além de ações oferecidas exclusivamente para mulheres, a Agência também tem incorporado a paridade de gênero em todas as suas atividades, com mecanismos que favorecem a maior participação de empresas lideradas por mulheres.
 

Os processos seletivos para feiras, cursos e eventos, por exemplo, passaram a contar com uma pontuação extra, vagas e critério de desempate para empresas com lideranças femininas. Clique aqui para saber mais.
 

Oportunidade

Atualmente, a Finlândia ocupa a 9ª posição no Global Innovation Index (GII 2022). O ranking avalia o ecossistema de inovação dos países de acordo com 80 indicadores, entre eles, o ambiente político, educação, infraestrutura e criação de conhecimento. Apesar do bom desempenho, o governo finlandês deseja que o país melhore seus índices globais de competitividade e aprovou lei que amplia os investimentos em P&D para 4% do PIB até 2030, partindo do atual patamar de 3% do PIB.
 

Nesse contexto, o Brasil tem sido considerado um dos países prioritários para a estratégia finlandesa de atração de talentos, conduzida pelo escritório da Business Finland em São Paulo. A desburocratização do processo de concessão de vistos de residência para empreendedores estrangeiros, por exemplo, conhecido como “Startup Permit”, é um dos pilares dessa estratégia.
 

Além disso, a Finlândia oferece vários instrumentos para facilitar a criação, instalação e crescimento de startups e empreendedores no país. O processo de criação e estabelecimento de empresas no país é simples, com vários procedimentos digitais e abundância de informações e serviços de suporte para novos empreendedores, inclusive em inglês.
 

Segundo o mapeamento do ambiente de inovação finlandês, realizado pela Embaixada do Brasil em Helsique, são setores inovadores com potencial de sinergia com o Brasil: jogos eletrônicos (o mercado finlandês de jogos eletrônicos, especialmente para dispositivos móveis, é um dos mais dinâmicos do mundo); telecomunicações; defesa e espaço; computação quântica; bioeconomia, economia circular e cleantech; alimentos; energias renováveis; mineração e baterias de íons de lítio; inteligência artificial; e saúde.
 

Business Finland e Brasil

Desde 2019, a Business Finland mantém escritório em São Paulo e tem buscado apoiar parcerias entre os setores privados dos dois países, em especial em setores sinergéticos como mineração, papel e celulose, telecomunicações e energias renováveis. O site da Business Finland oferece um roteiro para empreendedores e várias informações sobre diversos mercados, políticas governamentais, procedimentos administrativos, licenças, tributação, acesso a financiamento, entre outros.
 

SERVIÇO

Encontro Mulheres Liderando Inovação

Data: 21 de fevereiro de 2024

Horário: 18h30 às 21h30

Local: Aflora – Rua Cônego Eugênio Leite 840, São Paulo, SP

Inscrições: até o limite de vagas (20), através do link inscrição.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!