MTur realiza primeira reunião da Câmara Temática de Sustentabilidade e Ações Climáticas



Entre as definições está a construção de uma agenda de sustentabilidade para atrair investimentos e aumentar a competitividade do turismo brasileiro

Com foco em ações para combater os efeitos das mudanças climáticas no Brasil, o Ministério do Turismo realizou, nesta quinta-feira (11.04), a primeira reunião da Câmara Temática de Sustentabilidade e Ações Climáticas do Conselho Nacional de Turismo (CNT). O encontro, que ocorreu de forma virtual, reuniu 30 organizações do setor. Governo e sociedade civil acordaram em construir uma agenda de sustentabilidade para atrair investimentos e aumentar a competitividade do turismo brasileiro.
 

Os resultados apresentados, a partir das discussões realizadas na Câmara, servirão de base para a construção e implementação de políticas públicas alinhadas às diretrizes e objetivos do governo federal com a participação do setor, como ressaltou a coordenadora-geral de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do MTur, Carolina Fávero.
 

“Será extremamente importante, por exemplo, para a construção participativa do Plano Clima Setorial do Turismo, já que teremos a colaboração do trade turístico. Além disso, será essencial para contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas para promover ações de enfrentamento às mudanças climáticas e de responsabilidade com o meio ambiente”, ponderou.

Dentre as ações propostas pelo Ministério do Turismo, está o Plano Clima Adaptação do Setor de Turismo, que está sendo elaborado pela Pasta por meio de parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
 

O coordenador de Sustentabilidade e Ações Climáticas do MTur, Edson Barros, responsável pela condução da Câmara Temática, ressaltou a importância do colegiado. “Temos a oportunidade de ouvir representantes de entidades do setor de turismo quanto ao que consideram prioritário debater e propor a respeito do tema. A partir dessa estrutura será possível ampliar as discussões técnicas e promover a participação social na construção de um plano setorial”, afirmou.
 

DIRETRIZES PARA AÇÕES CLIMÁTICAS EM TURISMO – Divulgada em setembro de 2023, pelo Ministério do Turismo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a publicação “Ação Climática em Turismo no Brasil: Primeiros Passos Rumo a um Plano Nacional de Ação Climática para o Turismo Brasileiro” é fruto de trabalho preliminar entre as instituições, juntamente com órgãos e entidades parceiros, para subsidiar o planejamento estratégico do MTur, no tema de mudanças climáticas.

Acesse AQUI a matéria também no portal do Ministério do Turismo.

Rolar para cima