Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Modelo europeu inspira rota de cicloturismo na Região Média do Vale Itajaí

Palestra apresentada durante 18º Salão de Turismo aborda sistema utilizado para criação da rota e traz o incentivo para que outras cidades adotem mesmo modelo de turismo

O Consórcio da Região do Vale Médio do Itajaí trouxe sua expertise sobre a implantação de rotas de cicloturismo para o 18º Salão Paranaense de Turismo. Representado por seu gestor, Ademir Winkelhaus, o grupo que é formado pelas cidades de Apiuna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodei e Timbó, além de empresários e empreendedores da área de turismo, apresentou a palestra Cicloturismo no Vale Europeu Catarinense.

Atendendo à demanda de muitas empresas e interessados no cicloturismo, Winkelhaus estruturou sua apresentação de maneira a fornecer aos interessados, através de sua experiência, os subsídios necessários para a implantação de novas rotas de cicloturismo em qualquer parte do Brasil, assim como explicou o funcionamento do site do Vale Europeu Catarinense. Para Winkelhaus, o cicloturismo vem conquistando cada vez mais adeptos, por tratar-se de uma prática de turismo que envolve a interação com a natureza.

“O perfil do nosso turista é muito variado. Quem faz o cicloturismo por essas localidades uma vez não tem o hábito de voltar, e sim, procurar novos roteiros para a prática. Nossa divulgação vem desse ‘boca a boca’ de quem já visitou nossa região”, declara Ademir.

Cicloturismo inspirado em modelo europeu

Inaugurado em 2006, o Circuito do Vale Europeu foi inspirado no modelo de rotas ciclísticas presentes na Europa. Possui 300km de extensão e duração de 7 dias, passando pelas nove cidades integrantes do Consórcio. Gera uma média anual de 1000 turistas à região, sendo que grande parte de seu público provém de estados como Distrito Federal, São Paulo e Paraná. “Nosso maior legado é incentivar cada vez mais grupos de pessoas a se organizarem e explorar essas cidades através do cicloturismo”, afirma Winkelhaus.

Pioneiro no Brasil, o roteiro foi elaborado com o objetivo de incentivar a prática do cicloturismo, trazendo para o praticante o contato com a natureza, fugindo de estradas de asfalto e priorizando a passagem por atrativos culturais e ecológicos do trajeto. O roteiro tem início e término na cidade de Timbó, em Santa Catarina, e é divido entre parte baixa e alta, de acordo com o grau de dificuldade do trajeto.

O 18º Salão Paranaense está sendo realizado nos dias 2 e 3 de março, no Expo Unimed, em Curitiba (PR). Mais informações: www.salaoparanaense.com.br.

Boa Viagem