Presidente Marcelo Freixo se reuniu com Secretaria Nacional do Audiovisual, nesta quarta-feira (20), para debater parcerias para aproximar a produção audiovisual do turismo internacionalEmbratur fará parte, como convidada permanente, do Conselho Superior do Cinema, órgão colegiado ligado ao Ministério da Cultura (Foto: Renato Vaz/Embratur)
A Embratur fará parte, como convidada permanente, do Conselho Superior do Cinema, órgão colegiado ligado ao Ministério da Cultura e responsável pela discussão e definição de políticas para desenvolvimento da indústria cinematográfica nacional. O convite foi feito pela secretária nacional de Audiovisual da pasta, Joelma Oliveira Gonzaga, em reunião com o presidente Marcelo Freixo, nesta quarta-feira (20).
Freixo e Joelma debateram parcerias e ações que possam ser feitas em conjunto para aproximar a produção audiovisual e o setor do turismo. A estratégia da Embratur é utilizar o audiovisual como ferramenta para ampliar a atração de turistas estrangeiros para o Brasil.
“Agradeço muito o convite de fazer parte do Conselho Superior de Cinema. A gente quer que a Embratur faça parte do colegiado, porque temos um entendimento de que o turismo é o grande motor da economia do século XXI, e o audiovisual é um instrumento decisivo para o turismo e para a construção de um projeto de país”, disse Freixo.
Para a secretária do Ministério da Cultura, a participação da Embratur poderá ajudar nas discussões sobre a internacionalização do audiovisual e medidas que possam facilitar a atração de produções internacionais para o Brasil. “O audiovisual tem muita convergência com o turismo. Compondo uma estrutura de trabalho conjunta, vamos somar esforços e experiências para atrair e para exportar produções audiovisuais”, disse Joelma.
Também participaram da reunião a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, e a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Agência, Ana Paula Jacques.
“O audiovisual conta histórias ligadas a territórios que podem instigar as pessoas a visitar uma determinada localidade. Podemos conectar a estrutura do turismo com o desenvolvimento de roteiros ligados a essas produções”, disse Jaqueline Gil.
Edital
No encontro, a Embratur também aproveitou para convidar a Secretaria Nacional de Audiovisual para participar de uma comissão que vai selecionar roteiros para a produção de curtas-metragens vinculados ao setor do turismo. O edital do festival será oficialmente lançado durante a 50ª edição da ABAV Expo, que acontece na próxima semana no Rio de Janeiro, juntamente com outros programas ligados à temática.
“Internacionalmente falando, o audiovisual é uma estratégia importante na disseminação da imagem de um país e na atração de turistas. Estamos desenhando uma estratégia macro, com projetos a curto e a longo prazo, para aproximar o turismo e o audiovisual”, complementou Ana Paula Jacques.