Medalha Municipal de Mérito Cultural atribuída a Vasco Wellenkamp

Dia 15 de janeiro, às 18h00

A Câmara Municipal de Lisboa realiza a cerimónia de entrega da Medalha Municipal de Mérito Cultural ao coreógrafo e bailarino Vasco Wellenkamp, no dia 15 de janeiro, às 18h00, na Sala Bernardo Sassetti/Jardim de Inverno do São Luiz Teatro Municipal.

Considerado uma das personalidades mais emblemáticas da história da dança em Portugal (século XX e XXI) e com um vasto percurso profissional, Vasco Wellenkamp é hoje uma referência para várias gerações de coreógrafos e bailarinos, quer através da sua obra coreográfica, quer pelo seu papel como pedagogo e professor na divulgação da disciplina de dança contemporânea em Portugal.

“A sua dedicação à arte e ao trabalho contínuo, ao longo de mais de sessenta anos de carreira, na valorização da dança e o seu importante contributo para a promoção da criação artística, desenvolvendo a dança enquanto forma de arte viva e multifacetada, levando-a junto do grande público, nacional e internacional, com o objetivo de continuar a conquistar o maior número de espectadores e fidelizá-los pela via da qualidade dos seus espetáculos”, foi um dos aspetos enunciados na proposta subscrita pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e pelo vereador da Cultura, Diogo Moura, e aprovada por unanimidade em outubro de 2023.

Não esquecendo também “o trabalho desenvolvido como Coreógrafo Residente, Coreógrafo Principal, Professor de Dança Contemporânea e Ensaiador do Ballet Gulbenkian, tendo criado para esta companhia cerca de cinquenta coreografias que marcaram durante duas décadas o estilo coreográfico do Ballet Gulbenkian. Foi ainda diretor artístico da Companhia Nacional de Bailado e diretor do Teatro Camões e de vários eventos como o Festival de Sintra na Área da Dança, entre outros”. Colaborou com várias companhias de dança e de ballet contemporâneo estrangeiras em diferentes países – como sejam, Brasil, Argentina, Inglaterra, Suíça, Itália, Croácia, Holanda, entre outros -, “levando à criação de um repertório coreográfico vivo, com uma identidade própria”.

Ao longo da sua carreira Vasco Wellenkamp foi reconhecido e agraciado com diversos prémios, tendo recebido por duas vezes o Prémio de Imprensa (1974 e 1981), os Prémios do Semanário Sete (1982), da Revista Nova Gente (1985 e 1987) e da Rádio Antena 1 (1982). A 10 de Junho de 1994, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, foi condecorado com o Grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, “pela prestação de relevantes serviços na expansão da cultura portuguesa no país e no estrangeiro”.

Em 1997 fundou, com Graça Barroso, a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, “cuja missão fundamental é a de promover a Dança como uma forma de arte ao serviço do desenvolvimento da sensibilidade, da educação e da formação estética dos cidadãos. Uma companhia de repertório, assente numa linha estética contemporânea e diversificada onde coreógrafos, bailarinos, criadores e intérpretes de várias áreas artísticas podem pesquisar, desenvolver e amadurecer as suas linguagens construindo uma experiência artística comum”.

O trabalho desenvolvido enquanto diretor artístico desta Companhia, “reconhecida pelo traço inconfundível da linha artística que a identifica, tem regularmente contribuído para a projeção da dança portuguesa no panorama da dança nacional e internacional. Até ao presente a CPBC, estreou mais de oitenta obras. Desde a sua fundação tem atuado em todo o país, tendo sido convidada a fazer parte da programação de vários teatros internacionais”.

Ao longo da sua atividade profissional tem participado em conferências, debates, ações de formação e também como júri em várias escolas artísticas nacionais e internacionais.

Esta cerimónia contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, do vereador da Cultura, Diogo Moura, e do diretor e fundador da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Vasco Wellenkamp.

Para mais informações contactar:Câmara Municipal de Lisboa | Direção Municipal de Cultura Cristina Matos Silva | [email protected] | +351 914 578 247
Lisboa, 12 de janeiro de 2024

www.lisboa.pt

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!