LISBOA FILM COMMISSION INTEGRA A ASSOCIAÇÃO EUROPEIA DE FILM COMMISSIONS QUE REÚNE 99 FILM COMMISSIONS DE 31 PAÍSES EUROPEUS  

O Município de Lisboa, através da ação da Lisboa Film Commission, integra a European Film Commission Network (EUFCN), a principal rede do setor do cinema e do audiovisual na Europa. Esta rede reúne 99 film commissions de 31 países europeus e tem como missão apoiar e criar sinergias no setor cinematográfico e audiovisual europeu.

A adesão da Lisboa Film Commission constitui uma mais-valia para o Município na concretização da estratégia de internacionalização de Lisboa enquanto destino privilegiado para o setor, e contribui para a promoção do conhecimento sobre a cidade, dos seus agentes locais, do seu património natural, arquitetónico, histórico e cultural.

Criada oficialmente em 2007, a European Film Commission Network (EUFCN) desempenha um papel fundamental na promoção de atividades e ações de formação para os seus associados, na realização de eventos específicos nos principais festivais e mercados internacionais de cinema e audiovisual, no estabelecimento de parcerias com diferentes entidades internacionais, como seja: a Associação Internacional de Film Commissions (AFCI), a divulgação e partilha de projetos enquadrados em diferentes temáticas, como o Green Filming, entre outras atividades.

A Lisboa Film Commission tem como missão a promoção da cidade de Lisboa como destino privilegiado de filmagens e sessões fotográficas, nos planos nacional e internacional, atuando com o objetivo de tornar o Município atrativo e competitivo para a realização de atividades de produção cinematográfica, audiovisual, publicidade e novos media.

A participação e colaboração da Lisboa Film Commission com entidades internacionais que atuem nesta área, designadamente esta rede europeia de film commissions (EUFCN – European Film Commission Network) permitirá reforçar as suas atribuições e competências no plano internacional.

Compete à Camara Municipal de Lisboa promover e apoiar a realização de eventos relacionados com a atividade cultural de interesse municipal, bem como deliberar sobre as formas de apoio e participação em entidades e organismos nacionais ou estrangeiros legalmente existentes, nomeadamente com vista ao cumprimento dos objetivos e interesses do Município.

Para a Câmara Municipal de Lisboa, o cinema e os meios audiovisuais, juntamente com outras atividades complementares nos domínios da economia criativa e das indústrias culturais, constituem uma forma privilegiada de divulgação, valorização e promoção dos recursos da cidade e um importante fator de desenvolvimento económico.

www.lisboa.pt

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!