Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

LIGAÇÃO DIRETA ENTRE BRASIL E CUBA


 
Comitiva cubana se reúne com Embratur para lançar voo que liga São Paulo a Havana e  conhecer práticas brasileiras para o desenvolvimento da economia por meio do turismo
 
cuba 2.jpg
 Delegação de Cuba e equipe da Embratur assistem apresentação do Brasil
 
Membros do parlamento cubano, que compõem a Delegação de Turismo de Cuba vieram ao encontro do presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, diretores e assessores do Instituto, ontem (17). O objetivo da visita foi trocar experiências relacionadas às atividades turísticas e falar sobre como são desenvolvidas as ações de promoção do turismo nos dois países. Além disso, o grupo estrangeiro veio oficializar o lançamento de uma nova operação. Como parte das ações para aumentar o fluxo de turistas entre os dois países e de países vizinhos, a Cubana de Aviación começou a operar, na última semana, um voo que liga Havana a São Paulo.
DSCN7825.jpg 
“Tínhamos esse desafio de não haver uma conexão direta o que dificultava a relação. Agora com o voo, o desafio foi superado. Esse é um bom momento para trocarmos experiências e avançar em estratégias que beneficiemos dois países”, disse Flávio Dino, presidente da Embratur. “A melhoria da conexão aérea traz possibilidades dos canadenses virem mais ao Brasil, por exemplo”.
 
Aos cubanos, o presidente fez uma breve apresentação sobre a situação do Brasil, destacando a economia do turismo no desenvolvimento das regiões do país.  “Quero lhes mostrar nosso potencial turístico e dar um panorama geral da situação em que o Brasil vive hoje, promovendo aqui uma relação bilateral”, completou. Foi exibido ainda, o vídeo da campanha publicitária da Embratur para promover os destinos brasileiros no mercado internacional.
 
A diretora de Mercados Internacionais da Embratur, Leila Holsbach, falou sobre potencializar a oportunidade do novo voo e sugeriu novas parcerias. “Podemos realizar ações conjuntas. Essa parceria nos interessa a partir do momento em que vocês estão mais próximos de mercados mais distantes e que o Brasil pretende atingir, como Canadá e até a Rússia, que tem  proximidade política com Cuba”, explicou ela.
 
cuba3.jpg“Vamos estudar possibilidades de promoção conjunta dos dois destinos, em feiras, eventos e ações de Relações Públicas, tanto no Brasil como no exterior”, ressaltou Dino.
 
“Gostaríamos de contribuir com a promoção da América Latina e Caribe por meio da união de esforços para que haja uma integração dos destinos”, disse o ministro de Turismo de Cuba, Manuel Marrero Cruz.
 
Cuba apresentou suas estratégias de promoção internacional ao Brasil. “Pretendemos diversificar a oferta turística a partir das exigências dos clientes”, destacou o ministro. A apresentação contou com temas como, caracterização e histórico do turismo cubano, regiões turísticas do país, principais mercados, prioridades no turismo, desafios, segurança e estrutura para receber os turistas. “Assim como o Brasil somos um pais hospitaleiro e alegre”, lembrou ele.
 
“Temos um acordo com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) que prevê a capacitação de agentes brasileiros para comercializarem pacotes para Cuba. Para isso, contamos também com o apoio do governo e empresários brasileiros”, completou Carlos Zanora Rodrigues, embaixador de Cuba no Brasil.
 
Além dos membros da comitiva de Cuba, estavam presentes da Embratur: a chefe de gabinete, Kátia Bitencourt; os assessores da presidência, Walter Ferreira, Vicente José de Lima e Leandro Garcia; e os diretores de Produtos e Destinos, Marco Lomanto, de Administração e Finanças, Tufi Michreff e de Marketing, Cibele Hoisel (diretora em exercício).  
 
Embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zanora Rodrigues; presidente da Embratur, Flávio Dino e o ministro de Turismo de Cuba, Manuel Marrero Cruz
VOO: HAVANA – SÃO PAULO
 
O aeroporto de Guarulhos em São Paulo passou a receber desde o último dia 10, voos diretos semanais da companhia Cubana de Aviación. O voo tem uma frequência semanal que faz o roteiro Havana, capital de Cuba, e a cidade paulista, às quartas-feiras, com retorno às quintas-feiras. A aeronave tem capacidade para 262 passageiros.
 
“Os novos voos têm como objetivo fomentar o intercâmbio de turistas entre os dois países, mas principalmente para o Brasil, que sediará os próximos grandes eventos, como Copa do Mundo e as Olimpíadas”, disse Flávio Dino, presidente da Embratur. “É também uma oportunidade para as operadoras brasileiras comercializarem pacotes vindos de outros destinos operados pela mesma companhia aérea”, disse.
 
De acordo com a Embaixada de Cuba, mais um aspecto importante motivou a abertura do voo direto para o Brasil. O Brasil tem mostrado uma tendência crescente na emissão de turistas para Cuba na última década. Mais de 16 mil brasileiros visitaram Cuba em 2012, o que está muito acima do potencial deste país. Por isso, o Ministério do Turismo de Cuba em conjunto com todas as entidades do turismo cubano, traçou uma estratégia para incrementar as relações comerciais entre os países.
 
O novo voo contou com esforços da Cubana de Aviación, das entidades do Sistema de Turismo de Cuba, da Embaixada do Brasil em Cuba, da Apex Brasil (Agencia Brasileira de Exportações e Investimentos), da companhia de seguros e assistência Capemisa e da Braztoa (Associação Brasileira de Operadores). 
Assessoria de Imprensa- Embratur
 
Boa Viagem