Itaipu Binacional e PTI investem R$ 3 milhões no “Natal Águas e Luzes” de Foz do Iguaçu.Diversas atrações devem ser realizadas na cidade, como a iluminação do Gramadão da Vila A, paradas de natal, shows artísticos e a apresentações com uma carreta-palco


Crédito: Rubens Fraulini/Arquivo Itaipu Binacional

____________________________

A partir do próximo sábado (2), às 19h30, os moradores de Foz do Iguaçu e região poderão se encantar com o a iluminação natalina do Gramadão da Vila A, que ficará acessa até o dia 5 de janeiro de 2024. No espaço, foram instaladas mais de 2 mil luzes de LED para enfeitar 111 árvores. Além delas, há presentes gigantes, uma árvore central com uma estrela na ponta que alcança 25 metros de altura, um pórtico para a “passagem” de 2023 para 2024, um corredor iluminado, uma asa de anjo instagramável e vários adornos iluminados espalhados pelo local.

Ainda no mesmo sábado (2), a população está convidada para visitar a Vila Encantada do Papai Noel, onde o bom velhinho deve ficar, das 19h às 22h, até o dia 23 de dezembro. No mesmo local, os integrantes circenses da Troupe Luz da Lua vão fazer brincadeiras e divertir a criançada durante três horas, a começar das 19h. Seguindo a programação, no domingo (3), haverá uma apresentação musical no Gramadão, a partir das 19h30.

Arrecadação de brinquedos

A ação objetiva incentivar o turismo na cidade, com momentos de lazer e cultura, mas também ajudar aqueles que mais precisam. Quem quiser deixar o Natal de outras crianças mais feliz, poderá deixar brinquedos em bom estado na casinha ao lado da casa do Papai Noel. Ao final das comemorações, os brinquedos serão destinados às crianças mais vulneráveis.

Para tornar o passeio mais agradável, a Itaipu Binacional vai instalar bebedouros de água na área externa da concha acústica do Gramadão. Leve sua garrafinha e mantenha-se sempre hidratado!

Energia de Natal

Uma novidade deste ano será a ação “Energia de Natal”, uma carreta-palco da Itaipu Binacional que percorrerá diversos municípios lindeiros, começando por Foz do Iguaçu. A primeira apresentação será no dia 2 de dezembro, às 20 horas, na Praça da Mentira na Vila C (ao lado da Escola Padre Luigi Salvucci). No dia seguinte, 3 de dezembro, o Energia de Natal vai ao Centro de Convivência do Bubas, no mesmo horário.

Durante a apresentação, a população verá o espetáculo de Natal encenado pela Companhia Projeto Broadway, de Curitiba. Oito (8) artistas sobem ao palco da carreta, especialmente preparada e decorada para o projeto, misturando teatro, música e dança. A peça conta a história dos duendes da fábrica do Papai Noel, que, depois de muita espera, estão prontos para acender as luzes da árvore de Natal. Mas, eles se deparam com um problema: não há energia para acender as luzes. Aí, os duendes e seus amigos embarcam em uma jornada para trazer o espírito do Natal novamente.

“Nossa expectativa é que o Natal deste ano renove as energias e o espírito natalino, reforçando a bondade, a alegria e a esperança no público que vai assistir as peças e passear pelos pontos decorados da cidade. Além disso, pretendemos fazer um Natal mais inclusivo, ao levarmos a carreta para as comunidades mais carentes e aos municípios lindeiros”, explicou a chefe da assessoria de Comunicação Social e Turismo da Itaipu Binacional, Ana Paula Hedler.

Parada de Natal

Já nos dias 7 e 8 de dezembro, a Parada de Natal na Avenida Jorge Schimmelpfeng (entre a Avenida Brasil e a Rua Mal. Floriano Peixoto) pretende animar os visitantes. O espetáculo terá 130 artistas com figurinos luxuosos -incluindo artistas locais, artistas da Companhia Sorriso com Arte e convidados. Além deles, no mínimo três alegorias requintadas participarão da apresentação musical ao vivo.

Show do Frei Gilson

No sábado (9), às 19h30, a Prefeitura de Foz do Iguaçu promove o show do Frei Gilson, na Praça da Paz. Há uma grande expectativa de público para este dia, em que devem participar autoridades locais, como o prefeito Chico Brasileiro e o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri.

Grande Espetáculo de Natal

No sábado seguinte, dia 16 de dezembro, é esperado o grande espetáculo de Natal trazido pela Itaipu Binacional. A partir das 19h, os diretores da binacional e autoridades locais participarão da solenidade e, em seguida, assistem à apresentação do Coral da Itaipu Binacional. Das 20h às 22h, todos estão convidados a prestigiar os artistas da Companhia Despertar, que interpretarão a peça “O Natal dos Brinquedos Mágicos”.

Ao todo, a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) estão investindo R$ 3 milhões nas ações natalinas. Além dessas apresentações, o investimento completa a decoração da Praça da Paz, da Avenida Jorge Schimmelpfeng, da Praça do Mitre e da Avenida Brasil.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!