As reservas nos hotéis cariocas para o período de Réveillon continuam crescendo. De acordo com a quarta prévia da pesquisa do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO), divulgada nesta quarta-feira (28/12), a média da ocupação hoteleira na capital fluminense registra, até o momento, 92,51% para o período de 30 de dezembro de 2022 a 1º de janeiro de 2023.
Ipanema e Leblon lideram a lista dos bairros mais procurados, com 96,98% das reservas confirmadas, seguidos de Flamengo e Botafogo (96,50%) e Leme e Copacabana, com 95,84%. Logo após vêm Barra da Tijuca e São Conrado (93,19%) e Centro (82,76%).
O resultado demonstra o contínuo aumento das reservas – na semana passada a pesquisa apontava uma ocupação de 89,61%. O resultado já atingiu a meta dos hoteleiros para este Réveillon, anunciado pela Riotur como a maior celebração da virada de todos os tempos, de superar o resultado do ano passado, quando a taxa de ocupação, a quatro dias do Réveillon, estava em 92,10%. “As projeções de recuperação do setor são muito positivas para esta temporada. Ainda faltam três dias para a festa e algumas pessoas deixam para fechar as reservas em cima da hora. Esperamos chegar a 98% de quartos ocupados”, afirma o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes. Outro ponto a ser destacado é o retorno dos turistas estrangeiros, principalmente norte-americanos e europeus. “Foi uma surpresa agradável observamos que 25% dos visitantes são estrangeiros – no ano passado eram só 10%. Isso é muito expressivo, voltamos a níveis pré-pandemia”, comemora Lopes.
Arraial do Cabo é o mais procurado do interior – A pesquisa do interior, feita em parceria com a ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio de Janeiro), e que contou com a participação de 14 municípios, registrou 91,71% de média. Arraial do Cabo (98,40%) lidera a lista, seguido de Itatiaia/ Penedo (97,20%), Cabo Frio (94,70%), Armação dos Búzios (94,50%), Paraty (94,30%), Miguel Pereira (94%), Angra dos Reis (93,50%), Teresópolis (90,40%), Vassouras (89,80%), Petrópolis (89,60), Nova Friburgo (88,60%), Valença/ Conservatória (88%), Macaé (86%) e Rio das Ostras (85%).
“O arrefecimento da pandemia, aliado ao trabalho de promoção que os players do turismo fizeram ao longo deste ano, promoveram a retomada do turismo no Estado do Rio de Janeiro, comprovada por este ótimo desempenho dos municípios do interior”, comenta o presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel.
Maior Réveillon indoor da cidade acontece na Barra da Tijuca – Se posicionando há alguns anos como o maior Réveillon indoor da cidade, com grande demanda do público que viaja em família, a Barra da Tijuca já tem reservas concorridas para o fim de ano. Mais de 93% dos quartos já estão reservados, e a expectativa da hotelaria é de 100% de quartos ocupados na virada.
Segundo o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, o Réveillon da Barra foi planejado desde o início para ser uma festa indoor – pois não há programação de eventos na praia -, porém presenteando moradores e turistas com um show de luzes.
“A queima de fogos de artifício é feita nos telhados dos hotéis, que organizam grandes festas muito procuradas pelos turistas. As famílias também costumam receber convidados em seus condomínios, já que o bairro tem por característica prédios com varandas que convidam a confraternizar. Outras prestigiam a programação de ceias e atrações musicais dos hotéis vizinhos pela segurança e praticidade. Alguns shoppings também participam, garantindo um céu iluminado da Barra ao Recreio. É uma comemoração muito bonita com demanda que cresce a cada ano”.
Com patrocínio da Riotur, estão confirmados 12 pontos de queima de fogos, nos seguintes locais: Windsor Marapendi, Wyndham Rio Barra, Quebra Mar da Barra, Radisson Hotel Barra Rio de Janeiro, VillageMall, Hilton Barra Rio de Janeiro, Courtyard by Marriott Rio de Janeiro Barra da Tijuca, Ilha Pura, Ramada Encore by Wyndham Rio de Janeiro Ribalta, Barra World Shopping & Park,
eSuites Hotel Recreio Shopping (antigo Ramada) e CDesign Hotel.