Conheça regras de entrada e atrações em Cuba, melhor destino cultural do mundo, segundo a Tripadvisor 

Conheça regras de entrada e atrações em Cuba, melhor destino cultural do mundo, segundo a Tripadvisor
 

Uma das exigências para ingressar ao destino é a contratação de seguro-viagem; no Brasil, a Universal Assistance recebeu liberação para disponibilizar cobertura aos viajantes que vão até CubaA capital Havana alia a arquitetura do velho mundo com a cultura contemporânea. Foto: Shutterstock


Cuba foi considerado o melhor destino cultural do mundo no prêmio Travelers’ Choice 2024, divulgado pela Tripadvisor, neste mês de janeiro. O ranking tem como base a experiência dos usuários ao longo de 2023 e busca trazer as tendências deste novo ano. Para quem deseja visitar o país da América Central, a Universal Assistance, empresa com atuação no Brasil, recebeu neste mês a liberação para disponibilizar cobertura de seguro-viagem ao destino. O seguro que cobre despesas médicas é uma obrigatoriedade para entrar no país, mas são poucas as fornecedoras brasileiras habilitadas pelo governo cubano para a comercialização de apólices para turistas que vão até Cuba.
 

O seguro-viagem para Cuba depende do tipo de apólice contratado pelo turista, mas todas disponibilizadas pela Universal Assistance possuem o mínimo exigido para a entrada no país, que é de 10 mil dólares para despesas médicas.
 

A Universal Assistance, antiga Travel Ace, está presente em cerca de 180 países e já atendeu mais de 10 milhões de viajantes ao redor do mundo. A apólice inicial disponibilizada pela seguradora inclui ainda despesas médicas por Covid-19, para perda de bagagem, despesas farmacêuticas, despesas odontológicas, hospedagem de acompanhante em caso de hospitalização, translado de corpo em decorrência de morte por Covid-19 durante a viagem, translado médico, despesas com morte acidental em viagem, retorno antecipado do segurado e translado de corpo.
 

Além do seguro-viagem em mãos para entrar em Cuba, outras exigências são requeridas para viajar ao país, como passaporte, visto de turista e preenchimento deum formulário de entrada disponibilizado pelo governo federal.
 

O que fazer em Cuba?

Para quem deseja visitar Cuba e conhecer as riquezas culturais, artísticas e históricas do país, a capital Havana alia a arquitetura do velho mundo com a cultura contemporânea, com carros antigos e prédios históricos ainda fazendo parte do cenário da cidade. Museus, festas, shows, dança, teatro, bares, restaurantes e atividades ao ar livre não faltam por lá. Algumas opções de passeios estão no Centro Histórico, que possui praças originadas na época colonial, museus, a Catedral de San Cristóbal de La Habana, o mosteiro de San Francisco de Assis e o castelo de la Real Fuerza. O bairro de Vedado está mais ligado à cultura contemporânea, com arranha-céus e grandes edifícios parecidos com os da cultura dos Estados Unidos. No Centro Habana, estão o Capitólio Nacional de Cuba e o Museo de Bellas Artes.
 

Já Varadero tem as belezas naturais como prioridade, como as praias de água azul-turquesa com areia branca. Distante a cerca de 150 quilômetros da capital cubana, a cidade possui grandes hotéis all-inclusive. Um dos locais mais visitados é o Vara Diving, ideal para realizar mergulhos e conhecer uma caverna. Lá também existe uma famosa casa de rum para degustação de bebidas e o Parque Josone, que conta a história de Cuba. Em Varadero, ainda há o Delfinario, propício para nadar com os golfinhos, e a Reserva Ecológica de Varahicacos, que proporciona uma imersão na natureza.
 

Trinidad é outra cidade propícia para conhecer a arquitetura colonial espanhola dos séculos XVIII e XIX. O destino é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. Um dos pontos culturais de destaque é o Vale de los Ingnios, que antes era o centro da produção de açúcar de Cuba. Alguns pontos de visitação são a Plaza Mayor, que é o coração de Trinidad, o Museo de Historia Municipal, a Plaza Carillo, o Museo Nacional de la Lucha contra Bandidos e a praia Ancón, de águas com tons azuis-claros e areias brancas.

 Trinidad é outra cidade histórica de Cuba, que se remete à arquitetura colonial espanhola. Foto: Shutterstock

Sobre a Universal Assistance

A Universal Assistance é líder em seguro-viagem internacional, oferecendo há 40 anos assistência e reembolso aos clientes. A empresa está presente em cerca de 180 países e possui mais de 10 milhões de viajantes assistidos pelo mundo todo. No Brasil, são mais de 3 mil agências e operadoras de turismo espalhados por 17 estados. As coberturas incluem assistência médica, assistência jurídica, assistência em caso de cancelamento, assistência odontológica, cobertura Covid-19, telemedicina, cobertura de bagagem em casos de perda/extravio ou atraso, app completo com dicas úteis para as viagens e acesso às salas VIP em caso de voo atrasado. A Universal Assistance é uma das empresas da Zurich Seguros, que está presente em 21 países. A seguradora foi reconhecida em 2023 como uma das líderes do segmento de seguro-viagem no Brasil no prêmio Reclame Aqui, com reputação ótima e 100% das reclamações de usuários respondidas no site.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!