Gramado encerra 2023 com números satisfatórios

Gramado encerra 2023 com números satisfatórios

O município de Gramado encerrou o ano de 2023 com números positivos e resultados satisfatórios em relação à movimentação turística, 38º Natal Luz, arrecadação de impostos, abertura de empresas e geração de empregos. A seguir, analisaremos cada um desses pontos em tópicos, acompanhe:

Movimentação Turística:

No último ano, Gramado recebeu mais de 8 milhões de visitantes, representando um crescimento de 6% em relação a 2022. Em comparação com 2019, ano pré-pandemia, o crescimento foi ainda mais expressivo, atingindo 22%. Estes dados são respaldados através dos dados apresentados pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

Natal Luz:

A 38ª edição do Natal Luz de Gramado foi a melhor da última década, em relação a aprovação do público. “A comunidade, o trade turístico local e nacional, bem como nosso conselho de administração, têm procurado a GramadoTur para elogiar e exaltar o Natal Luz, em relação a qualidade de shows e decoração da cidade. Estamos muito felizes com as mensagens de carinho e aprovação.”, declara a presidente.

Arrecadação de Impostos:

O Imposto Sobre Serviços (ISS), de janeiro a novembro de 2023, registrou um crescimento de 8,1% em comparação ao ano anterior. Em relação a 2019, o aumento é ainda mais significativo, atingindo 78%. Comparando os meses de novembro de 2023 e novembro de 2022, o município teve um aumento de 5,5% na arrecadação. É importante salientar que, no ano passado, neste mesmo período, o município enfrentou eventos climáticos atípicos.

Abertura de Empresas:

No último ano, foram concedidos 456 alvarás para Microempreendedor Individual (MEI) pela Sala do Empreendedor de Gramado. Comparado a 2019, houve um aumento de 46%, pois naquele ano foram abertos 313 MEIs em Gramado. No setor hoteleiro, nos últimos três anos, a Administração Municipal emitiu mais de 12 alvarás para empreendimentos hoteleiros, totalizando 2500 novos leitos de ocupação turística, conforme dados da Secretaria Municipal da Fazenda.

Geração de Empregos:

Com a abertura de novas empresas, surgiram novos postos de trabalho no município. No último ano, foram assinadas mais de 680 carteiras de trabalho em Gramado, sendo 285 apenas em novembro, conforme dados do Ministério do Trabalho. Destaca-se que Gramado é responsável por mais de 40% dos empregos na região da Amserra, composta pelos municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula e Cambará do Sul, segundo informações do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

“A nossa comunidade deve ficar tranquila, pois todos esses dados apresentados são verídicos e embasados em pesquisas realizadas internamente pela Prefeitura ou recebidas externamente por diversas entidades”, comenta a procuradora-geral, Mariana Melara Reis.

“Como governo, temos o dever de apresentar informações verídicas à nossa comunidade. Portanto, é fundamental que todos estejam atentos aos nossos canais oficiais, combatendo assim as fake news e a desinformação. Uma das metas da minha atual gestão é fornecer informações corretas, fidedignas e oficiais”, conclui o prefeito, Nestor Tissot.

Crédito: Ascom/PMG

Confira o vídeo

Link do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=aI3TPOQAiRM&t=1s


Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!