Nova pesquisa da Abrasel aponta endividamento do setor

A consulta foi realizada entre os dias 4 e 10 de maio em todo o país 
 

Pressionados pela queda no faturamento nos primeiros meses do ano em função do fechamento para conter o avanço da pandemia na maioria dos estados, bares e restaurantes acumulam dívidas. A reabertura gradual ainda traz pouco alívio, revela pesquisa nacional da Abrasel, realizada no começo de maio em todo o Brasil.

No Rio Grande do Norte, quase metade dos empresários do setor apontam ter débitos vencidos. Destes, 79% estão em atraso no pagamento do Simples ou outros impostos federais (como IR e INSS). Mas não é só. Outros 43% dizem também ter problemas com impostos estaduais e municipais (como IPTU), 40% devem aluguel e 38% têm débitos vencidos de água/luz/gás.

Para o presidente da entidade no Rio Grande do Norte, Paolo Passariello, a flexibilização do decreto, permitindo a ampliação do horário, especialmente à noite, trouxe um alento para o setor. No entanto, segundo ele, os tempos ainda estão muito difíceis.

“A situação dos que trabalham com o almoço, no dia a dia, está mais tranquila, mas os estabelecimentos que têm foco no jantar do turismo, no jantar do lazer, da comemoração, e dos bares que trabalham com foco na noite, esses ainda vivem uma situação muito difícil. Os demais, apesar desse alento, ainda sofrem com o que ficou pra trás”, declara Passarielo.

O alto endividamento e a luta para se manter respirando fazem com que a necessidade de crédito emergencial barato seja grande. Não à toa, 3 em cada 4 empresários recorreriam ao Pronampe (programa de crédito emergencial com juros mais baixos e condições mais favoráveis) neste momento.

“Nós precisamos efetivamente, ainda, de auxílio do Governo. O Pronampe, por exemplo, ainda não foi regulamentado, as medidas de auxílio do Governo do Estado precisam ser mais enfáticas, e precisamos especialmente de auxílio da Prefeitura do Natal que ainda não assinou nenhuma medida que pudesse beneficiar o setor”, conclui Passariello.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.