Principal atrativo da cidade de Foz, as Cataratas do Iguaçu concorrem com 28 finalistas em campanha mundial que vai eleger as Novas 7 Maravilhas da Natureza
O Presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, recebeu o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Brasileiro, na sede do Instituto na última terça-feira, dia 6. Na pauta do encontro estava a solicitação de apoio para que as Cataratas do Iguaçu sejam eleitas uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. “Como a votação será internacional, a parceria da instituição é fundamental nessa divulgação para mobilizarmos o maior número possível de pessoas e assim consolidar as Cataratas como um dos maiores monumentos naturais da Terra”, afirmou o vice-prefeito. Para tratar desse, entre outros temas, está prevista a visita de Dino à Foz do Iguaçu, no dia 19 de setembro.
Para o Presidente, apoiar essa iniciativa é importante para os brasileiros já que a cidade é um dos cartões postais do Brasil no mundo. “Eleger a atração como uma das sete maravilhas pode influenciar na consolidação desse destino no exterior e na atração de mais turistas internacionais para o Brasil, uma das principais metas da atuação da Embratur no mercado internacional”, destacou.
No encontro também foram debatidas as perspectivas e ações preparatórias para a Copa do Mundo FIFA 2014, já que Foz é uma atração próxima de Curitiba, uma das cidades-sede. “Como o destino tem uma imagem consolidada no exterior, trabalhamos com o cenário de que o turista que virá ao Brasil para assistir aos jogos vai querer conhecer a cidade e seus atrativos”, disse Francisco. Para ele, é preciso integrar e alinhar a atuação do governo estadual e federal para que novos investimentos em infraestrutura sejam feitos na cidade.
Entrada de turistas
Os dados de visitação levantados pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e Ministério do Turismo confirmam o sucesso que Foz faz entre os visitantes estrangeiros. Só de janeiro a julho desse ano, 368,3 mil turistas internacionais visitaram o Parque Nacional de Foz, um número 4,4% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Com relação ao Paraná, 725 mil turistas internacionais entraram no estado em 2010, número que supera em cerca de 8,5% o total registrado em 2009.